Cidades

Notícia sobre possível rompimento de barragem em Venda Nova do Imigrante é falsa

COMPARTILHE
Foto: divulgação/PMVNI
1282
Advertisement
Advertisement

As chuvas no Sul do Estado têm causado danos e gerado preocupação na população. Nos últimos dias, começou a circular na internet uma mensagem que diz que  a barragem de Alto Bananeiras tem risco de rompimento.

Continua depois da publicidade

A notícia, no entanto, não é verídica. A barragem abastece o município e a grande quantidade de chuvas fez sim seu volume de água aumentar, mas a situação é normal.

“Estivemos no local nesta quarta-feira (22) e fizemos análise visual. A barreira de concreto não apresenta nenhum indício de rompimento”, relatou o tenente Willians, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, localizada em Venda Nova.

A vazão de água do reservatório teve aumento, conforme registraram os Bombeiros durante a inspeção desta quarta, mas a situação é esperada. “A vazão está um pouco acima do normal, mas isso é causado pelas chuvas. O indicador de volume registra 60 centímetros em uma escala que chega a 98 centímetros. Seria necessária uma quantidade muito grande de chuva para a capacidade do reservatório se esgotar”, acrescenta o tenente.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil Municipal esteve com os Bombeiros na inspeção e também verificou que a barragem está dentro do normalidade. “Hoje o cenário é de situação normal, com vazão de água ainda distante de extrapolar o nível de segurança e, mesmo que esse nível suba mais 40 centímetros, a barragem foi feita para suportar”, explica Woelpher Pierângelo Bárbara, coordenador da Defesa Civil em Venda Nova.

O risco de danos causado pela barragem em eventual emergência é considerado médio. Porém, isso não significa que é média a chance de rompimento. “O nível de dano não é o mesmo que a possibilidade de a barragem se romper. A população precisa compreender isso para não gerar medo sem necessidade”, completa Woelpher.

Técnicos da Cesan também participaram da inspeção. Por meio de nota, a empresa disse que não há risco de rompimento. “A Cesan informa que, na manhã desta quarta-feira (22), técnicos da empresa, em conjunto com integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, realizaram vistoria na Barragem Alto Bananeiras e constataram que a estrutura da barragem encontra-se em perfeito estado e não há risco de rompimento”, diz a nota na íntegra.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Prevenção e atenção são essenciais

Defesa Civil, Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades têm acompanhado de perto a situação das chuvas. Quem precisar de auxílio pode ligar para 193 (Bombeiros) ou para (28) 99919-1389 (Defesa Civil). Compartilhe esta notícia com amigos!

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].