Cidades

Chuva volta a aumentar sobre o Espírito Santo; veja o volume acumulado

COMPARTILHE
Chuva volta a aumentar sobre o Espírito Santo; veja o volume acumulado
3691
Advertisement
Advertisement

Segundo o Instituto Climatempo, áreas de instabilidade voltaram a se intensificar sobre o Espírito Santo nesta segunda-feira (20) espalhando muita nebulosidade e chuva sobre o Estado. Alguns locais já tiveram chuva moderada a forte acumulando mais de 40 mm em 12 horas de chuva.

Capixabas em casa: velhos costumes voltam à tona

A pandemia causada pelo novo Coronavírus fez com que muitas pessoas se recolhessem para o...

Jovem Aprendiz dos Correios: inscrições começam nesta terça-feira (31)

Os Correios iniciam, nesta terça-feira (31), as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz. São...

Cachoeiro cria sistema de monitoramento de casos suspeitos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim iniciou a implementação de...

Confira quanto choveu entre 9 horas e 21 horas de 20/1/2020, segundo o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

Apiacá: 87,4 mm

Advertisement
Continua depois da publicidade

Muqui: 54,2 mm

Bom Jesus do Norte: 52,6 mm

Conceição do Castelo: 51,0 mm

Mimoso do Sul: 48,0 mm

Advertisement

Em Vitória, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 118,2 mm desde o início do mês até 9 horas do dia 20 de janeiro, valor que corresponde a 85% da média de chuva normal.

Alerta para muita chuva esta semana

Infelizmente a população do Espírito Santo vai sofrer mais com os problemas causados pela chuva ao longo desta semana. O período entre os dias 21 e 25 de janeiro será de alerta para chuva volumosa em todas as regiões capixabas, incluindo a Grande Vitória.

A partir desta terça-feira (21), grandes e intensas áreas de instabilidade associadas à intensificação de um sistema de baixa pressão, em vários níveis da atmosfera, se espalham  muitas nuvens carregadas sobre o Espírito Santo e sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais.

No período de 21 a 25 de janeiro, estas áreas de instabilidade persistem sobre estas regiões e provocam chuva frequente e muitas vezes volumosa, de forte intensidade. Além do elevado volume de chuva, há risco de raios e eventuais rajadas de vento com forte intensidade.

As condições são propícias à ocorrência de chuva frequente, alternando períodos de moderada a forte intensidade e com elevado volume diário.

O alto e o volume acumulado é muito preocupante. Várias regiões do estado do Espírito Santo podem acumulado de 200 a 300 mm até o dia 25 de janeiro, o que representa mais do que média normal para todo o mês.

Com o excesso de água, o risco para alagamento, elevação do nível dos rios e córregos e deslizamento de  terra aumenta bastante.

Advertisement