Cidades

Cachoeiro: núcleos de atividades físicas tiveram mais de 4 mil participantes em 2019

COMPARTILHE
89
Advertisement
Advertisement

Os núcleos de atividades físicas mantidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), por meio do projeto Nosso Esporte Cachoeiro, tiveram mais de 4 mil participantes em 2019. A informação consta no relatório de prestação de contas anual da pasta.

Jovem Aprendiz dos Correios: inscrições começam nesta terça-feira (31)

Os Correios iniciam, nesta terça-feira (31), as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz. São...

Cachoeiro cria sistema de monitoramento de casos suspeitos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim iniciou a implementação de...

Veja como fica o tempo nesta terça (31) no Sul do ES

Terça-feira (31) com sol entre poucas nuvens ao longo do dia em grande parte...

São mais de 40 núcleos localizados em bairros e distritos do município, oferecendo aulas gratuitas. Eles se dividem em Núcleos de Qualidade de Vida, que oferecem aulas de zumba, dança e ginástica, e Núcleos de Esporte Educacional e Rendimento, que atendem jovens de 7 a 17 anos com treinamentos para diversos esportes, como os de artes marciais, voleibol, futebol, handebol e ginástica rítmica.

Para oferecer melhores condições aos praticantes, a Semesp revitalizou diversos locais de esporte e lazer do município. Com isso, aumentou para nove os bairros e distritos contemplados com espaços do projeto Viva Mais (academia ao ar livre): Aeroporto, Paraíso, Baiminas, Alto União, Monte Belo, Itaoca, Soturno, Gironda e Conduru. Já o projeto Lazer para Todos (playground infantil), passou a contemplar, além desses bairros e distritos, a Praça de Fátima (Centro), o bairro Amarelo (incluindo quadra de areia) e a Praça do Rotary (Nova Brasília).

Advertisement
Continua depois da publicidade

Para facilitar, ainda mais, o acesso a informações sobre atividades físicas em Cachoeiro, a Semesp lançou o aplicativo de celular “Nosso Esporte Cachoeiro”, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci).

Com o app, os usuários se informam sobre: atividades em quadras e ginásios do município; núcleos de atividades físicas; calendário dos eventos; grupos esportivos; modalidades esportivas; dicas de esportes de aventura e de locais apropriados para a prática; e localização de academias ao ar livre. Além disso, o aplicativo é utilizado para inscrição em eventos de esporte na cidade.

 

Bolsa Atleta

Advertisement

Em 2019, foi regulamentado o programa Bolsa Atleta, voltado para atletas, paratletas e atletas guia que representam Cachoeiro. O objetivo é oferecer apoio financeiro, para que possam treinar e participar de competições municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Atualmente, são contemplados 20 atletas, em modalidades como karatê, ginástica rítmica, ciclismo, jiu-jitsu, kart, judô, atletismo e handebol. Os bolsistas têm alcançado resultados expressivos em várias competições no estado, no país e no exterior.

 

Eventos esportivos

Durante o último ano, a Semesp também promoveu diversos eventos esportivos. Entre eles estão: Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim (Joici), que reuniram mais de 1.400 alunos; Campeonato Municipal de Futebol Amador, que teve 650 jogadores em 15 equipes; Taças Nosso Esporte Cachoeiro de Voleibol e Futsal e o Festival de Jogos e Brincadeiras, com 600 crianças; 1ª Gincana Kids da Feira da Bondade, com quatro escolas participantes; e a primeira edição dos Jogos Universitários de Cachoeiro de Itapemirim (Juci).

Foram quatro competições específicas de corrida: 41ª Corrida de São Pedro, com quase 2 mil corredores; Corrida de São Pedro Kids, com cerca de 400 crianças; Corrida Kids da Bondade, com 300 corredores mirins; e a 1ª Corrida de Santa Rita, realizada no ditrito de Conduru com formato off road, na qual 300 atletas correram por trilhas e trechos de asfalto.

A Semesp também atuou na realização de caminhadas ecológicas do projeto “Trilhas de Cachoeiro”. O projeto, que visa impulsionar o turismo em áreas rurais do município, teve a participação de 700 pessoas. As atividades foram realizadas em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo (Semcult), Agricultura e Interior (Semai) e Meio Ambiente (Semma).

 

Apoio a competições

Também foi lançado mais um edital de apoio a entidades e associações que promovem o esporte. Foram contemplados projetos nas áreas de Desporto Educacional, Desporto de Participação, Desporto de Rendimento, Desporto de Formação, Lazer, Desporto de Aventura e Desporto Radical.

Dentre as competições viabilizadas pelo edital estão Taça Brasil de futsal, 2ª edição do Insanity Mountain, Desafio XCO de Mountain Bike, Campeonato Estadual de Jiu-jitsu, Campeonato Estadual de Karatê Shotokan, II Copa Sul de Handebol, IV Copa Lusb de Basquete e Vilagindo em Movimento.

A secretaria também deu apoio logístico para a realização de outras competições no município, como Torneio Estadual de Futevôlei, Campeonato Brasileiro de Muay Thai, Open de Tênis, Campeonato Capixaba de Motocross e Supercross e jogos de futebol americano.

 

Inclusão social

A Semesp também promoveu atividades para a inclusão das pessoas com deficiência por meio da prática esportiva. Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, foi realizado em Cachoeiro, de forma inédita, o Festival Paralímpico, que reuniu 150 participantes.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também recebeu um evento especial, com a participação de 250 alunos e professores de nove instituições convidadas. A secretaria disponibilizou educadores físicos para auxiliar na realização de atividades esportivas da Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e do Sul do ES (Apaches).

“Temos uma gestão que se preocupa em melhorar a qualidade de vida dos moradores e a população adere, cada vez mais, à ideia de uma vida saudável. Foi um ano com muitas entregas e melhorias nos espaços públicos de lazer da cidade e aumento da participação nos núcleos e eventos. Foi um ano com resultados muito positivos, que impulsionam a continuação dos trabalhos para 2020”, afirma a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

“Investir em esporte e lazer é investir em saúde, bem-estar e envolvimento social. Cachoeiro tem evoluído tanto na revitalização de espaços, quanto na realização de eventos e atividades. Seguiremos nessa toada este ano”, completa o prefeito Victor Coelho.

Advertisement