Cidades

Cachoeiro inicia trabalho preventivo para as chuvas desta semana

COMPARTILHE
180
Advertisement
Advertisement

Os institutos meteorológicos indicam que a semana será chuvosa no Espírito Santo, com possibilidade de chuvas mais intensas na quinta-feira (23). Diante desse cenário, uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, na manhã desta segunda-feira (20), para definir um planejamento de ações preventivas para as áreas urbana e rural do município.

Cachoeiro volta a ser citado como destino turístico, desta vez para evitar coronavírus

Cachoeiro de Itapemirim voltou a ser citado como opção de destino turístico para os...

Segurança e animação marcaram o Carnaval nas ruas e praias de Anchieta

Os cinco dias de Carnaval nos balneários e sede de Anchieta, encerrado nesta terça-feira...

Inpe emite aviso meteorológico para chuva forte em quase todo Espírito Santo; veja as cidades sob alerta

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta para chuva forte nas próximas...

Um dos principais focos das atividades é a limpeza de bueiros e galerias de drenagem, sobretudo, em áreas com maior propensão a alagamentos, como a avenida Etelvina Vivácqua, que passa pelos bairros Estelita Coelho Marins, Nova Brasília, Otton Marins e Santo Antônio. Também haverá monitoramento e limpeza de córregos do município.

A situação do rio Itapemirim também é monitorada. No fim de semana, ele chegou a subir 3 metros acima do nível normal, mas a água já baixou 2 metros.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Equipes da prefeitura também estarão de prontidão, caso haja a necessidade de atender moradores com desobstrução de vias e envio de donativos e medicamentos.

“Não temos controle sobre fenômenos naturais, mas é possível se antecipar a cenários adversos e, na medida do possível, conter os danos. Também continuamos dando apoio às famílias do interior que foram afetadas, para que possam retomar seus afazeres cotidianos”, destaca o prefeito Victor Coelho.

 

Defesa Civil faz recomendações

Advertisement

Além de estar alerta para ocorrências, a Defesa Civil de Cachoeiro faz algumas recomendações aos moradores. Uma das instruções é para que, em caso de tempestade com raios e ventos fortes, fiquem em casa ou se abriguem em local seguro até que o temporal passe. Havendo alagamentos ou enchentes, é necessário evitar contato com a água, pois ela pode estar contaminada.

A orientação para aqueles que habitam em áreas de encostas é redobrar a atenção aos sinais de deslizamento de barreiras, rolamentos de pedras e deslizamento de terra. Os moradores de locais próximos ao rio ou a outros afluentes também devem ficar atentos, pois, se o nível da água subir de forma incomum, o risco de inundações será iminente.

Nas casas, os moradores devem manter limpos calhas, ralos, telhados e canos; e remover entulhos e lixo do quintal. Também é importante realizar poda de árvores que coloquem em risco coberturas das residências. Já nas vias públicas, nunca se deve jogar lixo nos bueiros (boca-de-lobo) ou próximo deles, para não obstruir o escoamento da água – o ideal é sempre respeitar os dias e horários de coleta para realizar o descarte.

“Essas orientações visam oferecer o mínimo de conforto e segurança para a população. Pedimos que os moradores se esforcem para atendê-las e que não hesitem em pedir ajuda à Defesa Civil, especialmente, em situações em que houver movimentação do solo e cenários semelhantes”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inácio Daroz.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelos telefones 199 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h) ou (28) 98814-3497 (plantão de emergência, inclusive nos sábados, domingos e feriados).

 

Confira mais recomendações da Defesa Civil:

Antes das chuvas

– Realize limpeza preventiva de telhados, calhas e canos de descida de água.

– Substitua telhas quebradas e fixe estrutura de telhados que possam se soltar com ventos fortes.

– Desobstrua ralos, valas e tubos de coleta de água.

– Retire entulhos da sua calçada e dos quintais.

– Providencie a poda dos galhos de árvores que coloquem em risco o telhado da residência.

– Não jogue lixo, sacolas plásticas ou garrafas pet nas ruas e margens de rios e córregos.

– Acompanhe as informações meteorológicas pela imprensa, internet ou boletins da Defesa Civil.

– Direcione canos de descida de água das calhas para a tubulação de coleta de água pluvial.

 

Durante as chuvas

– Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso.

– Acompanhe a mídia local, para verificar a previsão do tempo ou os informes sobre o evento adverso.

– Em caso de tempestade com raios e ventos fortes, não suba em telhados para fazer manutenções de emergência.

– Quando estiver na rua, não procure abrigo embaixo de árvores, estrutura metálica ou outdoor, em caso de tempestade com raios e ventos fortes.

– Desligue a energia elétrica de locais onde os utensílios e equipamentos elétricos possam ser atingidos pela chuva.

– Mantenha as portas e janelas sempre bem fechadas ou trancadas, evitando danos severos que possam ser causados pelo vento forte.

– Se for morador de local próximo ao rio ou a córregos, fique atento ao nível de água. Se estiver subindo rapidamente e além do normal, vá com a família para um lugar seguro.

– Não deixe crianças brincando em áreas alagadas ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças graves, como hepatite e leptospirose.

 

Depois das chuvas

– Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

– Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde.

– Cuidado, também, com os alimentos: os atingidos pela água podem estar contaminados.

Advertisement