Cidades

Após transtornos com chuva, limpeza de ruas é intensificada em Guaçuí

COMPARTILHE
Divulgação
101
Advertisement
Advertisement

As equipes da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp) seguem com a limpeza e reparos de locais prejudicados pelas consequências do temporal que atingiu o município de Guaçuí, no início da noite de sábado (4). A forte chuva causou vários danos e trouxe muitos transtornos para a população na zona urbana e rural. O volume de água foi maior do que o previsto e caiu durante horas, fazendo córregos transbordarem, além de deixar ruas alagadas e prejuízos para alguns moradores.

Feirão da Solidariedade em Cachoeiro tem produtos com 30% de desconto e até preço de custo

Começou, nesta terça-feira (18), o “Feirão da Solidariedade”, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento...

Avenidas centrais de Guaçuí ganham nova iluminação

A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços...

Centros culturais de Cachoeiro oferecem oficinas artísticas gratuitas

Os centros culturais de Cachoeiro de Itapemirim serão utilizados para várias oficinas artísticas gratuitas...

Diante da situação, já na mesma noite, servidores e equipamentos do município foram para as ruas, em primeiro lugar, para atender as pessoas que estavam sendo desalojadas pela água invadindo suas casas. Secretários e suas equipes, principalmente, de Obras, Assistência Social, Saúde, Agricultura e Educação foram para os locais com maiores problemas.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O trabalho continuou no domingo (5), com as equipes da Semoisp trabalhando para desobstruir locais em que houve algum desmoronamento e fazer a limpeza de muita lama em vários pontos. E nesta segunda (6), o serviço continua a ser realizado. “Estamos trabalhando e pedimos a compreensão de todos os moradores porque vamos solucionar todos os problemas o mais rápido possível, o que depende muito da chuva dar uma trégua”, afirma o secretário da Semoisp, Marcello Lougom Rodolfo.

Um dos locais mais atingidos fica no bairro Vale do Sol, onde o ribeirão subiu e a água invadiu algumas residências. O força da água também levou um muro de contenção feito de rip rap (sacos cheios com material que os transforma em blocos de concreto) que foram parar dentro do curso de água, o que já foi retirado pela Prefeitura.

Palmeira

Advertisement

Um dos locais que apresentou um problema mais sério fica no bairro Palmeira. Segundo a Semoisp, no local, existe um problema antigo, devido a uma rede que recebe esgoto e águas pluviais ao mesmo tempo. Isso teria sido agravado por outro problema numa drenagem de responsabilidade do Dnit e também quanto à terra que desceu de um novo loteamento que está sendo feito na região, diante da grande quantidade de chuva.

Com isso, a Prefeitura de Guaçuí, de acordo com a Secretaria, assim que o tempo melhorar, vai iniciar uma obra para separar a rede pluvial, deixando a antiga apenas para esgoto, num trecho de 140 metros de extensão, utilizando manilhas 0.60, além da construção de vários bueiros para melhorar o escoamento da água. Quanto a problemas ocorridos às margens de rios e córregos, será necessário aguardar o nível da água abaixar para poder realizar os serviços. A questão é que a meteorologia tem divulgado que as chuvas devem continuar na região.

Advertisement