Cidades

Prefeitura de Guaçuí realiza sonho do casamento para 50 casais em Ação Cidadã

COMPARTILHE
115

Cinquenta casais oficializaram a união durante um casamento comunitário realizado pela prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda (Semasdh). O evento aconteceu durante o encerramento da Ação Cidadã, realizada no sábado (30).

Piúma abre processo seletivo com 55 vagas para assistente de creche

A Prefeitura de Piúma está com inscrições abertas para processo seletivo de assistentes de creche....

Pedágio educativo vai alertar sobre proliferação do mosquito da dengue em Anchieta

A Vigilância Ambiental de Anchieta, por meio do Programa de Educação em Saúde e...

Decreto simplificará abertura de empresas em Cachoeiro de Itapemirim

Nesta sexta-feira (6), o prefeito Victor Coelho assinará um decreto com foco na desburocratização...

A ação social foi iniciada às 9 horas da manhã, no Parque de Exposições, próximo ao Centro de Convivência da Terceira Idade, onde foram montados estandes com serviços da Assistência Social, Saúde e Educação. Além disso, as pessoas tiveram a chance de dar entrada para tirar documentos – como Carteira de Identidade e CPF – e até de cortar o cabelo. E havia ainda tendas do Cras e Creas, apresentando as políticas públicas da Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde, com aferição de pressão, solicitação de PSA para os homens e exames rápidos para outras doenças , e de Educação – inclusive de escolas municipais.

Também houve muitas atividades educativas e recreativas para as crianças, como pintura em tela, pintura de rosto, jogos e brinquedos. E, ainda, apresentações de esquetes teatrais com o Grupo Gota, Pó e Poeira, que surpreendeu e arrancou aplausos dos visitantes dos estandes.

Continua depois da publicidade

A prefeita Vera Costa visitou todos os estandes e participou das atividades, aproveitando para fazer exames. “A equipe da Assistência Social está de parabéns pela organização da Ação Cidadã, porque é uma oportunidade para a comunidade conhecer as políticas públicas existentes no município, tirar documentos importantes e também se divertir, porque tudo isso é direito do cidadão”, disse.

Também estiveram presentes, a secretaria municipal de Assistência Social, Josilda Amorim, e toda a equipe da Assistência Social. Além de outros secretários, como Liomar Luciano de Oliveira, da Educação, Roberto Martins, do Meio Ambiente, o procurador do município, Ailton da Silva Fernandes, e o vereador Paulinho do Vitalino.

Casamento Comunitário

O ponto alto da ação foi o casamento comunitário de 50 casais, que aconteceu dentro do salão do Centro de Convivência da Terceira Idade. Os participantes foram selecionados entre os usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que possuem cadastro no CadÚnico para oficializar a união, com direito à documentação do cartório. 

A prefeita Vera Costa, acompanhada de seu esposo, Hermes Guimarães, também esteve presente ao evento, que contou com a participação do Coral da Terceira Idade e música ao vivo durante a cerimônia. Ela falou aos presentes, principalmente, aos casais, sobre a importância daquele momento. “Ficamos muito felizes em poder fazer parte desse sonho que é o de oficializar uma união, em proporcionar esse direito, numa festa tão bonita e tão bem preparada por nossa equipe”, disse.

A secretária de Assistência Social, Josilda Amorim de Lima, que também estava presente, destacou que essa era uma das solicitações mais feitas em sua Secretaria e que, há muito tempo, vinha sendo planejada. “E agora conseguimos concretizar esse sonho que é de todos nós, em poder proporcionar esse momento para esses casais que tanto sonhavam em oficializar a união por meio do casamento civil”, enfatizou.

Também esteve presente o vereador Paulinho do Vitalino, entre outras autoridades e personalidades da sociedade de Guaçuí, além de toda a equipe da Semasdh. E depois da cerimônia do casamento, todos puderam participar de uma pequena comemoração, com bolo e refrigerante aos convidados, e ainda show com Edmar Moreira.

 

 

Publicidade