Agronegócio Regional

Exposul Rural fertiliza solo do Parque de Exposições de Cachoeiro

COMPARTILHE
80
Advertisement
Advertisement

Nesta sexta-feira (20), as primeiras sementes da ExpoSul Rural 2020 serão plantadas no solo do Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. O plantio será na área demonstrativa agrícola da quarta edição da maior feira regional de agronegócio do Espírito Santo, que será realizada em Cachoeiro de Itapemirim de 1 a 5 de abril. O objetivo é que o capim e o milho que serão plantados nesta sexta-feira estejam em ponto de colheita durante o evento.

Casagrande anuncia diferimento do ICMS nas importações de milho para produtores capixabas

O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (3), a concessão do diferimento do ICMS...

Saiba como o modo de coar o café pode estar prejudicando sua saúde

Os primeiros pés de café foram plantados no Brasil em 1727 vindos da Guiana...

“Póde Mulheres”: elas protagonizam no agro capixaba

A mulherada protagoniza duas iniciativas empreendedoras no agro capixaba. Em Muqui, o Núcleo Feminino...

Durante a ExpoSul Rural, o produtor poderá visitar os canteiros e também assistir a palestras e explicações dos agrônomos e outros profissionais aliando a teoria e a prática. “A ExpoSul Rural cumpre um papel fundamental na difusão de tecnologias e alternativas para os produtores rurais de toda a região”, afirma o secretário de agricultura de Cachoeiro de Itapemirim, Robertson Valladão.

O técnico da Selita, Iyan da Silva Spoladore, será o responsável pelo plantio das mudas do capiaçu, uma variedade de capim elefante próprio para a produção de alimento para o gado. “O capiaçu foi desenvolvido pela Embrapa e a Selita está estimulando o uso desse capim junto aos associados. Ele produz grande volume de massa com baixo custo e vai ajudar a tratar das vacas durante o período de seca”, afirma Yian.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Outro parceiro que apresenta alternativa para o alimento do gado de leite é a UENF – Universidade Estadual Norte Fluminense. O agrônomo Deivisson Pelegrino explica que será semeado o milho UENF 506-11, um híbrido desenvolvido pela universidade com excelente adaptação às condições do sul capixaba e do norte do estado do Rio. “O novo milho tem colmos grossos, folhas largas e excelente resposta em condições de estresse hídrico e ventos. Geralmente produz duas espigas por pé e pode ser utilizado tanto para produção de silagem como para colheita de milho verde ou grãos secos.”

Antes do fim do ano também serão plantados os canteiros sob a responsabilidade da Biomatrix e cooperativa Cacal, de Castelo. “A ExpoSul Rural é feita de boas parcerias. A área demonstrativa é prova disso, pois é um espaço de trocas de experiências entre pesquisadores, empresas, cooperativas, instituições públicas e produtores rurais”, lembra o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes.

O crescimento das plantas nos canteiros da Área Demonstrativa poderá ser acompanhado pelas redes sociais da ExpoSul Rural no Facebook, Instagram e também pelo site www.exposulrural.com.br.

A Exposul Rural é realizada pela Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim. Tem o apoio institucional do Sistema FAES/Senar e Governo do Estado do Espírito Santo. Conta com apoio financeiro do Sicoob, Selita, Cacal, Sebrae, ADERES e Banestes, entre outros.

Advertisement

Serviço:

Evento: Início do plantio da Área Demonstrativa da ExpoSul Rural 2020

Local: parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, Cachoeiro de Itapemirim

Horário: 8h

Legenda Fotos:

O terreno da área demonstrativa agrícola da ExpoSul Rural 2020 foi preparado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.