Cidades

Site com acervo de cachoeirenses, primeiras fãs de Roberto Carlos, entra no ar dia 23

COMPARTILHE
516
Advertisement
Advertisement

A partir do dia 23 de novembro de 2019, os fãs e admiradores do cantor Roberto Carlos terão uma boa surpresa: um site que reúne o acervo completo das irmãs Volpato, cachoeirenses que são consideradas as primeiras fãs do cantor.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Trata-se do site Detalhes de uma Vida, resultado de um projeto contemplado pela edição 2018 da Lei Rubem Braga, que todos os anos financia trabalhos em diversas categorias para incentivar a produção de projetos culturais em Cachoeiro de Itapemirim.

O projeto foi liderado pelo fotógrafo e publicitário cachoeirense Luan Faitanin Volpato e contou com a participação da jornalista Sara Moreira.

“A ideia da realização desse projeto nasceu da necessidade e do sonho que as irmãs sempre tiveram de expor toda a coleção delas de forma permanente e segura. Como nunca foi possível conseguir um local adequado para uma exposição permanente, a forma mais viável e eficaz para isso foi a criação de um site, que funciona como uma espécie de museu online, de visitação mundial”, explica Luan Volpato, que também é sobrinho das irmãs.

Continua depois da publicidade

Quem são as irmãs Volpato?

Gercy Volpato, prestes a completar 90 anos de idade, e a irmã Maria Leonôr Volpato (falecida em 2008), trabalharam a vida inteira como produtoras rurais e donas de casa na localidade de Cobiça, zona rural de Cachoeiro de Itapemirim.

Há anos elas já fazem parte da cultura cachoeirense e ganham destaque na imprensa nacional por serem as primeiras fãs de Roberto Carlos, já que elas conheceram o Rei ainda nos anos 1950, quando ele tinha apenas 9 anos de idade e começou a cantar ao vivo todos os domingos na ZYL-9 Rádio Cachoeiro.

Advertisement
Continua depois da publicidade

As irmãs percorriam, por duas horas a pé, a estrada ao lado dos trilhos de trem de Cobiça a Cachoeiro de Itapemirim apenas para assistirem ao cantor mirim se apresentar na rádio – época em que os programas eram de auditório.

De lá para cá, as irmãs foram acumulando muitas histórias, curiosidades e um grande acervo, que está reunido na casa onde Gercy vive, na zona rural, e que já recebeu centenas de turistas para conhecê-lo de perto.

O site e o processo de catalogação do acervo

Entre fotos, recortes de jornais, revistas, objetos, anúncios, cartazes, livros, CDs, DVDs e LPs, a equipe que trabalhou na construção do site catalogou e digitalizou mais de 3 mil arquivos – aliás, o acervo continuará em constante atualização à medida que Gercy Volpato for adquirindo mais itens.

Desde a concepção da ideia do site, a inscrição no projeto e a finalização do site, os trabalhos levaram 1 ano para serem concluídos. Foram 12 dias de trabalhos locais no próprio acervo físico e os demais foram reservados ao tratamento das imagens, produção de conteúdo, construção do site e testes finais.

“Apesar de ter exigido bastante dedicação e suor, foi um dos trabalhos mais prazerosos que já realizei – o período das pesquisas in loco, especialmente, foi a parte mais satisfatória de todo o processo, pois, conforme íamos organizando os materiais, novas descobertas aconteciam, e a tranquilidade do ambiente rural, onde Gercy reside, deixava tudo ainda mais agradável para conseguirmos focar nas atividades”, conta Luan.

Desenvolvido no formato mobile, ou seja, adaptado a todos os tamanhos de tela, o site Detalhes de uma Vida vai reunir todo o acervo adquirido pelas irmãs Volpato, além de fotos tiradas com o cantor Roberto Carlos ao longo das décadas, a história de como tudo começou e várias curiosidades interessantes e inusitadas que elas viveram, principalmente durante duas idas das irmãs ao Rio de Janeiro, nos anos 1960, para verem o Rei se apresentar nos programas de televisão e de rádio (inclusive, o primeiro deles foi no programa do Chacrinha).

Além do site, a equipe do projeto também criou uma página no Instagram para interagir com os visitantes do site e contar mais detalhes sobre os bastidores e novidades.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].