Cidades

Ex-craques do Vasco e Fluminense participam de ação do Novembro Azul em Cachoeiro

COMPARTILHE
385

Neste mês acontece a campanha Novembro Azul, um movimento mundial que visa alertar o público masculino sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de próstata. Em Cachoeiro, uma programação especial sobre o tema, neste final de semana, vai reunir craques do futebol brasileiro como o capitão da seleção brasileira de futebol de areia Bruno Xavier, o ex-meio campo do Vasco, Giovani e Ricardo Pinto, ex-goleiro do Fluminense.

Segurança no trânsito é tema de palestra para alunos de Cachoeiro

Duzentos e cinquenta alunos da escola municipal “Profª Valéria Aquino Viana”, localizada no distrito...

Feriado com tempo instável em todo o ES; confira a previsão

A sexta-feira (15) de feriado da Proclamação da República será de tempo instável em...

Educação e esporte ganham novos equipamentos em Bom Jesus do Norte

O prefeito de Bom Jesus do Norte, Marquinhos Messias, esteve na manhã desta quarta-feira...

Estas e outras ações estão sendo realizadas pelo médico urologista Hernane Schwartz. A ideia é promover a saúde não só no mês de novembro, mas durante todo ano, e por isso, se chama Azul o Ano Todo. O objetivo é chamar ainda mais atenção dos homens quanto aos cuidados com a saúde, que ainda é tabu para muitos deles. 

Somente em 2018, em Cachoeiro de Itapemirim, 170 novos casos foram diagnosticados no Hospital Evangélico do município (Heci), segundo o médico.

Continua depois da publicidade

O projeto foi criado em 2014 e desde então, além da programação anual, com consultas gratuitas, panfletagens, exames e eventos para arrecadar recursos para o projeto e para a Casa de Apoio ao Portador de Câncer, em Cachoeiro, em novembro há uma programação especial.

Neste sábado (9), acontecerá um evento em comemoração ao Novembro Azul, seguida de programação especial também na próxima semana.

Tabu

De acordo com o urologista, todo homem, acima dos 50 anos, deve fazer o exame da próstata. As principais formas de diagnosticar o câncer da próstata são o exame de sangue do tipo PSA e o toque da próstata, que ainda é um tabu para alguns homens.

“Os dois exames são importantíssimos, um completa o outro. O exame do toque retal dura em média dois segundos e por meio dele conseguimos captar muitas informações sobre este diagnóstico. Ainda existe muito preconceito em relação a isso, principalmente, em relação ‘a ferir a masculinidade do homem’, o que não é verdade. É um exame essencial. Nossa campanha é para justamente acabar com esse estigma e orientar sobre a prevenção a uma das doenças que mais mata homens no mundo”, disse o especialista.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no País, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Sintomas

A doença pode não apresentar ou apresentar poucos sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata como: dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Programação

Sábado (9)

*7h – 100 Exames gratuitos de PSA em parceria com o Laboratório Biomed no Campo do Ipiranga, em Soturno. Homens a partir de 50 anos. Jejum a partir de meia noite. Após a coleta será servido um delicioso café da manhã.

*8h – Torneio de Jiu-jítsu com crianças de Projetos Sociais de Cachoeiro no Campo do Ipiranga de Soturno.

*16h – Futebol semiprofissional adulto no Campo do Ipiranga de Soturno, com presença de nomes conhecidos, como Bruno Xavier, capitão da seleção brasileira de futebol de areia, Geovani, ex-meio campo do Vasco, Ricardo Pinto, ex-goleiro do Fluminense entre outras personalidades. A entrada é franca.

*18h – Sorteio de R$ 5 mil em benefício à Casa de Apoio ao Câncer (GAPCCI) no Campo do Ipiranga de Soturno.

Sexta-feira (22)

*14h – Atendimento voluntário de pacientes já inscritos, no Hospital Evangélico de Cachoeiro.

Sábado (23)

*7h – Atendimento voluntário, de pacientes já inscritos, no Centro Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim.

*9h – Torneio de futevôlei, Clube Ita.

Domingo (30)

*9h – Desafio de futebol de areia. Estrela x Anchieta, na arena da Amobam. Presença de vários jogadores da Seleção Brasileira de Futebol de Areia.

Publicidade