Espírito Santo

Nova frente fria chega ao Espírito Santo e Climatempo emite novo alerta

COMPARTILHE
4097
Advertisement
Advertisement

A passagem de outra frente fria deixou o tempo mais instável e as áreas de instabilidade vão continuar sobre o Espírito Santo pelo menos até a próxima quinta-feira, 21 de novembro, provocando chuva generalizada sobre o Estado. Até lá, a chuva quase não dará trégua e infelizmente ainda poderá cair forte em algumas regiões capixabas, segundo o Climatempo.

Chuva volumosa no norte do ES

Governo do ES lança Edital de Chamamento Público para eventos culturais virtuais e semipresenciais

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (06), o Edital de Chamamento para Eventos...

Governador do ES faz pronunciamento nesta sexta; acompanhe

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realiza pronunciamento em redes sociais nesta sexta-feira...

Volta às aulas no ES só com todas as garantias, pedem entidades

O retorno às aulas das redes públicas e privadas em todos os níveis de...

Na segunda-feira, 18, a previsão é de que a chuva mais volumosa caia sobre o norte do Espírito Santo, atingindo a região de São Mateus e Nova Venécia, por exemplo. Na Grande Vitória, nas cidades serranas, e nas outras regiões capixabas, a chuva deve cair fraca a moderada nas próximas 48 horas, porém a qualquer hora. A chuva vai e volta, mas os períodos de estiagem, se ocorrerem, serão breves.

Durante a terça-feira, 19 de novembro, todo o Espírito Santo permanece com muita nebulosidade e chuva frequente, que pode cair a qualquer hora do dia, mas com fraca a moderada intensidade. Há possibilidade até de mormaço e alguns momentos sem chuva.

Advertisement

Vento marítimo mais forte

Continua depois da publicidade

Porém, na quarta-feira, 20, o vento marítimo vai deve soprar com mais força novamente sobre o estado aumentando ainda mais a umidade no ar. Isto vai intensificar a chuva por todo o estado.

Na quinta-feira, 21, o tempo também deve ficar chuvoso.

Nos dias 20 e 21 de novembro, a chuva pode voltar a ser moderada a forte em todas as regiões do Espírito Santo, inclusive nos municípios que já estão situação crítica por causa do excesso de chuva dos últimos dias.

Mesmo com a previsão de enfraquecimento da chuva em algumas áreas do estado entre o domingo e a terça-feira, 19, ainda é alto o risco para deslizamento de terra nas regiões onde o solo ficou encharcado pela chuva dos últimos dias.

Permanece também a preocupação com o transbordamento de córregos e rios, pois o nível de vários deles se elevou muito por causa da chuva desta última semana.

Advertisement

Quanto choveu?

Pelos cálculos do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – a média de chuva para o Espírito Santo em novembro varia de 200 mm a 250 mm. Apenas com a chuva acumulada entre o dia 11 e o meio da manhã do dia 16 de novembro, vários municípios capixaba já alcançaram ou até superaram esta faixa média de chuva.

Em Vitória, na medição convencional, o INMET registrou 249 mm entre os dias 11 e 16, 13% acima da média de chuva normal para novembro que é de 220 mm.

Confira quanto choveu em alguns municípios capixabas em 96 horas, período entre 9h30 do dia 12 e 9h30 de 16 de novembro, aproximadamente.

Santa Leopoldina: 276,2 mm

Viana: 276,2 mm

Domingos Martins: 261,3 mm

Anchieta: 250,8 mm

Piúma: 229,8 mm

Fundão: 228,2 mm

Cariacica: 214, mm (várias regiões de Cariacica receberam mais de 200 mm neste período)

Vitória: 188,7 mm

Alfredo Chaves: 188,0 mm

Serra: 178,2 mm

Vila Velha: 166,7 mm

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.