Cidades

Itapemirim: 2ª etapa da campanha de vacinação contra o sarampo será de 18 a 30 deste mês

COMPARTILHE
38
Advertisement
Advertisement

O município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Saúde, realizará entre os dias 18 a 30 de novembro, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que é direcionada à imunização de adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, sendo que o Dia D da campanha será no dia 30 de novembro.

Chuvas no ES: 415 pessoas tiveram de deixar suas casas no Sul do Estado

O número de pessoas que precisaram deixar suas casas (desalojados e desabrigados) por conta...

Penha Roots: festival arrecada duas toneladas de alimentos para vítimas das chuvas

A solidariedade tomou conta do maior festival de reggae e forró pé de serra...

Igreja Católica de Iconha disponibiliza conta para receber ajuda financeira para vítimas das chuvas

Depois das fortes chuvas que assolaram as cidades da Região Sul do Espírito Santo,...

Segundo Flávia Abreu da Silva, coordenadora do Programa de Imunização de Itapemirim, a vacina será ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município das 8h às 16h, numa estratégia de vacinação seletiva, que tem como objetivo a avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) contra o sarampo nos adultos jovens não vacinados, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.

“Serão vacinadas apenas os jovens que estiverem com o esquema de vacinação incompleto. Os cartões de vacina serão revisados para verificar a necessidade de receber a dose. Pessoas nessa idade deverão ter obrigatoriamente duas doses da vacina com o componente sarampo registradas no cartão de vacina. Caso não tenham, inicia-se o esquema de vacinação”, alerta Flávia Abreu.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A secretária de Saúde, Zélia Rita Kock Ferreguette Costa, reforça a necessidade de realização da campanha de vacinação contra o sarampo.

“Nosso objetivo é minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados. O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema e até quatro dias após”, afirma Zélia.

Para receber a vacina basta levar o Cartão Nacional do SUS e a caderneta de vacinação.

Advertisement

Advertisement
Publicidade