Cidades

Hospital Evangélico realiza nesta sexta (8) exames de PSA do Novembro Azul

COMPARTILHE
73
Advertisement
Advertisement

O público masculino que foi contemplado com uma das 150 senhas para o exame de PSA distribuídas no início deste mês na Casa de Apoio ao Câncer de Cachoeiro, agora é a hora de realizar a coleta. O exame será feito no laboratório de Análises Clínicas do Hospital Evangélico, a partir das 12 horas.

Continua depois da publicidade

De acordo com Marinete França, coordenadora dos Ambulatório do Heci, para melhor organização dos trabalhos, os atendimentos serão divididos em grupos. “Teremos 75 ao meio-dia e depois mais 75 após as 14h, para que seja um atendimento mais ágil, com menor tempo de espera ”, explica.

Com um espaço todo reformado, mais amplo e repaginado, o laboratório do Heci vai conferir aos homens esta primeira fase da campanha. Porém, de acordo com o médico urologista Hernane Schwartz, somente o exame de PSA não basta para se chegar ao diagnóstico ou não de câncer de próstata. Ele deve ser feito juntamente ao toque retal. “Um exame não subs­titui o outro. Eles são com­plementares e importantes para o diagnóstico precoce”, ressalta.

A próxima fase da campanha é a entrega dos exames e a consulta, que serão feitas no dia 22 no Ambulatório 01, que fica na Rua Manoel Braga Machado, junto à sede administrativa do Hospital Evangélico.

Continua depois da publicidade

O exame

O PSA é um exame de sangue que detecta qualquer anormalidade que possa estar ocorrendo na próstata. O aumento significa alguma alteração na glândula que cabe ao médico investigar se pode, de alguma forma, estar relacionando ao câncer. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada a nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.

 

Advertisement
Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.