Cidades

Após reforma, Casa Lar de Guaçuí é reinaugurada

COMPARTILHE
96

A Prefeitura de Guaçuí “sextou” de verdade. Dando continuidade à série de inaugurações, que vão acontecer neste mês de novembro, a Prefeitura de Guaçuí realizou mais uma inauguração nesta sexta-feira (8). Desta vez, foi entregue a reforma do Abrigo Institucional Silvia Riva do Carmo – a Casa Lar do município. A instituição, que é administrada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda (Semasdh), abriga crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social. Esta foi a segunda obra inaugurada no mesmo dia que começou com a inauguração da obra de contenção, calçadão e nova iluminação da Avenida Beira Rio.

Novembro Azul em Guaçuí terá ações em todas as unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí está realizando ações em todas as...

Produtores rurais de Nova Safra recebem pavimentação asfáltica em Itapemirim

O Municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo e da...

Justiça determina que blogueiro e administrador de grupo de Facebook retirem do ar injúrias contra vereador de Guaçuí

A Justiça determinou que o blogueiro e radialista Jupiassu Rosa Albino, conhecido como “Max...

Conforme informações da Semasdh e da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp), a obra foi realizada com recursos do Funcop e foram feitos reparos no telhado, pintura em geral, reforma de portas e janelas, elevação da altura do muro que cerca a instituição e, principalmente, foi instalada uma cobertura metálica nos fundos do prédio. Essa cobertura vai permitir que as crianças e adolescentes tenham mais um espaço disponível para suas  atividades. E o piso na área desta cobertura – que não havia sido contemplado no projeto – foi doado pela Legião de Maria, da Igreja Católica.

A secretária municipal de Assistência Social, Josilda Amorim, destacou que o momento era de agradecer o empenho de todos os envolvidos para que a obra fosse concretizada. “Temos muito que agradecer o empenho do pessoal da Secretaria de Obras e demais Secretarias que trabalharam para que conseguíssemos os recursos para realizar essa obra, em especial, a prefeita Vera Costa que sempre nos incentiva, mesmo quando achamos que não vai dar certo, e hoje estamos aqui inaugurando um espaço que vai oferecer ainda mais qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes”, disse. “E também não posso deixar de elogiar o empenho e competência da equipe do abrigo que não mede esforços para atender a essas crianças que tanto precisam de carinho”, completou, também destacando o apoio da Câmara Municipal.

Continua depois da publicidade

Além da reforma, o abrigo ainda vai receber novos equipamentos que estão para chegar. Ou seja, em breve, o local estará com uma nova cozinha completa, máquina de lavar, sofá, novas camas e guarda-roupas.

A prefeita Vera Costa se emocionou ao destacar que é muito triste saber que é preciso haver um lar provisório, no município, para abrigar crianças e adolescentes que sofrem maus tratos em suas casas. “Temos que agradecer por termos nossas famílias estruturadas ao vermos que é preciso uma casa para abrigar crianças que sofrem maus tratos, isso é muito triste”, disse, muito emocionada. “E tem muita gente que não sabe que temos uma instituição que presta esse serviço em Guaçuí”, destacou.

Vera Costa também agradeceu o empenho de toda sua equipe, principalmente, os servidores que trabalham no abrigo que está sob a coordenação de Viviane da Silva Ferreira. A equipe ainda conta com assistente social, psicóloga e 10 cuidadores. “Essa é a equipe responsável em cuidar das crianças e adolescentes que ficam aqui e trabalham com amor e carinho, porque é o que essas crianças precisam, de muito amor”, afirmou a prefeita, que também aproveitou para agradecer à Legião de Maria que doou o piso da área coberta. “Existe muita gente do mal, que só sabe criticar, mas a grande maioria, graças a Deus, é de gente de bem, pessoas boas, que pensam no próximo e na comunidade”, complementou.

A iniciativa da Prefeitura foi muito elogiada pelo vereador Marcos do Goes. Ele lembrou que aquela era a segunda obra que estava sendo inaugurada no mesmo dia. “É muita inauguração e vem mais por aí”, disse. “E o importante é que as crianças estão sendo atendidas e bem cuidadas por uma equipe competente, numa administração que mostra responsabilidade com o dinheiro público”, afirmou.

Já o vereador Paulinho do Vitalino também destacou que as crianças e adolescentes recebem muito carinho e amor na instituição. “A pessoas tinham que vir aqui e ver o trabalho que é feito, não só pela reforma, mas porque vão ver quanto carinho e competência tem essa equipe”, enfatizou.

Também estavam presentes os secretários municipais Marcello Lougom Rodolfo (Obras), Liomar de Oliveira – Mazinho (Educação), Waleska Guaitolini (Gestão Administrativa e Recursos Humanos), Roberto Martins (Meio Ambiente), Heliene Coelho (Planejamento), Tina Costa (Finanças), o procurador geral do município, Ailton da Silva Fernandes, o controlador geral do município, Weriton Soroldoni, além do chefe do Tiro de Guerra de Guaçuí, sargento Patrique Silva e Silva, e a comendadora Maria Madalena Emery de Carvalho, entre outros servidores e convidados.

Mais inaugurações

Outras inaugurações estão marcadas para este mês de novembro. No dia 13, próxima quarta-feira, às 17 horas, será inaugurada a reforma do Teatro Municipal Fernando Torres. Obra que também foi feita com recursos do município. Após a entrega do teatro reformado, haverá a apresentação de uma peça teatral.

No dia 20, também uma quarta-feira, será inaugurada a Casa do Artesão de Guaçuí, na Praça João Acacinho, às 17 horas, construída pela Prefeitura com recursos próprios do município. O prédio é uma réplica – em menores dimensões – da antiga estação ferroviária do município que não existe mais.

Já no dia 22, irá acontecer a inauguração de uma das obras de maiores proporções de Guaçuí: a infraestrutura, calçamento e urbanismo do bairro Manoel Alves Siqueira, realizada em convênio com o governo federal, onde foi investido cerca de R$ 1 milhão. Mesmo serviço que será inaugurado no bairro Horto Florestal, no dia 29, onde foram investidos aproximadamente R$ 500 mil. As duas solenidades também vão acontecer às 17 horas.

E antes disso, no dia 26, também às 17 horas, será inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), no bairro Quincas Machado. Além da sede em si, o local terá uma praça, com jardins e vagas para estacionamento. Assim como calçadas e outras instalações. Tudo feito com recursos próprios do município.

Outras obras

Além das obras que serão inauguradas, a Prefeitura de Guaçuí está concluindo outras. Segundo a Semoisp, estão sendo finalizadas para serem entregues à população em breve a quadra poliesportiva e o calçamento de rua em São Miguel do Caparaó, o videomonitoramento da cidade, a reforma da Escola Municipal Anísio Teixeira, reforma total do Ginásio Poliesportivo Zilton Vicente Vasconcelos e o Espaço do Cidadão.

 

Publicidade