Educação

Na reta final para o Enem equilíbrio é fundamental; veja as dicas

COMPARTILHE
185
Advertisement
Advertisement

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. São 5.095.308 milhões de inscritos que farão as provas nos dias 3 e 10 de novembro em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Nos dias que antecedem o Enem, muitas são as dúvidas sobre como dividir o tempo entre os estudos e o descanso e quais são as orientações para realizar uma boa prova.

Transmissão de aulas pela TV para alunos da rede estadual não chega a partes do interior do ES

Pais e mães estão questionando, nas redes sociais, sobre a transmissão, pela TV, das...

Cerca de 240 mil alunos da rede estadual de ensino do ES terão aulas pela TV e pela internet

Quase um mês após o fechamento das escolas do Espírito Santo para impedir o...

Mais de 20 mil estudantes voltam às aulas em Cachoeiro de Itapemirim nesta segunda (10)

Após adiamento por conta da enchente do último dia 25, os estudantes da rede...

A Doutora em Educação do Marista Escolas Sociais, Viviane Aparecida da Silva, reforça que além de se dedicar ao conteúdo é fundamental deixar um tempo livre para o relaxamento. “Depois de ver todos os conteúdos que o estudante precisa, ele pode fazer um passeio ao ar livre, ficar um tempo em família, ler um livro ou ver um filme que goste, esses momentos ajudam a oxigenar a memória para absorver ainda mais”, orienta.

Na reta final

Advertisement
Continua depois da publicidade

Outra dica é que a rotina de estudos pode ser organizada para a revisão dos temas que mais trazem dúvidas. “É bom começar com conteúdos revisados em sala de aula, preferencialmente, na mesma sequência; dessa forma o aluno não precisa gastar energia e tempo pensando, diariamente, por onde começar a estudar”, reforça Viviane.

Para estar tranquilo e pronto para o Enem 2019 a especialista traz algumas dicas essenciais para o período que antecede as provas.

10 dias antes da prova

Desacelerar é a palavra de ordem

Advertisement

Programe seu tempo de estudos e não ultrapasse o tempo estipulado. É importante manter os momentos com a família, com os amigos e, principalmente, os momentos para o descanso.

Fique atento à saúde

Para melhorar a assimilação do conhecimento, é importante pensar no bem-estar, cuidando da alimentação, fazendo pausas para o descanso e praticando atividades físicas.

Dormir bem é tão importante quanto estudar

A rotina de um sono tranquilo afeta todas as atividades. É fundamental manter a recomendação diária de 8 horas de sono, recuperando, assim, o descanso necessário para as provas.

5 dias antes da prova

Organize e separe os documentos antecipadamente

Para evitar imprevistos nos últimos dias, confira todos os documentos obrigatórios. Para o Enem 2019 é necessário documento de identidade original com foto, cartão de prova e caneta preta de material transparente. Atenção: essa é o único tipo de caneta que será permitido para fazer as provas.

Se hidrate e coma alimentos leves        

Nos dias anteriores à prova, beba bastante líquido, faça as refeições no horário correto e busque uma alimentação leve e saudável.

Atenção ao horário

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O ideal é ficar atento ao relógio e sair de casa com antecedência. “O trânsito, em algumas regiões de prova, costuma ficar bem intenso, o melhor é chegar antes para evitar qualquer imprevisto”, recomenda Viviane.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.