Cidades

Jerônimo Monteiro: vereadora Luzia Zucoloto afirma sofrer de bruxismo; conheça a doença

COMPARTILHE
899
Advertisement
Advertisement

Em contato nesta terça-feira com a redação do AQUINOTICIAS.COM, a vereadora de Jerônimo Monteiro, Luzia Zucoloto, informou, por meio de e-mail, nesta quarta-feira (2), que sofre de bruxismo.

Continua depois da publicidade

Em agosto deste ano, a Coluna DestAqui trouxe uma nota onde informou que a vereadora, para não ter o salário reduzido, por conta de ausência no Legislativo, apresentou um atestado onde mostrava que estava em outra cidade em um curso para fazer uma harmonização orofacial (procedimento estético).

A parlamentar explica que está fazendo um tratamento contra o bruxismo. “Bruxismo é uma desordem funcional, possivelmente ligada a fatores genéticos, que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula”, explica a parlamentar, que faz tratamento da patologia da qual é portadora.

Estudos avançados recentes comprovam que o uso/aplicação de maneira responsável e por profissional devidamente habilitado, da toxina botulínica em pessoas portadoras de bruxismo, tem alcançado resultado positivo e satisfatório no tratamento da referida patologia.

Continua depois da publicidade

“Nesse sentido, importante ressaltar que a competência do cirurgião dentista para prescrever e realizar tal procedimento consta expressamente disposto no art. 6º da lei 5.081 de 24 de agosto de 1996, bem como nas Resoluções 145/2014 e 146/2014, ambas do CFO (Conselho Federal de Odontologia)”, comenta a vereadora.

O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Advertisement
Continua depois da publicidade

Como saber se você tem bruxismo?

De acordo com artigo publicado no portal da Colgate, para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

O uso de um dispositivo quando dormir: feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Convivendo/ Prognóstico

Para ajudar a aliviar a dor do bruxismo, segundo o portal Minha Vida, especializado em saúde, existem muitas etapas de cuidados que podem ser realizados em casa. Por exemplo:

Aplicar gelo ou calor úmido nos músculos da mandíbula

Evitar comer alimentos mais duros, como nozes, balas e carne

Beber muita água todos os dias

Dormir bastante

Aprender exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações de cada lado da cabeça

Relaxar o rosto e músculos da mandíbula durante o dia. O objetivo é fazer do relaxamento facial um hábito

Tentar reduzir seu estresse diário e aprender técnicas de relaxamento

Complicações possíveis

Na maioria dos casos, o bruxismo não causa complicações graves, mas o problema pode eventualmente levar a outra:

Danificar definitivamente os dentes

Dor de cabeça tensional

Dor na face

Distúrbios que ocorrem nas articulações temporomandibulares (ATMs), localizado em frente às orelhas

Prevenção

Reduzir o estresse e gerenciar a ansiedade podem reduzir o bruxismo em pessoas propensas à condição. Outras possíveis causas de bruxismo nem sempre podem ser prevenidas.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].