Cidades

Recadastramento biométrico obrigatório em Cachoeiro começa nesta quarta (18)

COMPARTILHE
1116

O recadastramento biométrico obrigatório em Cachoeiro de Itapemirim começa nesta quarta-feira (18). Os eleitores deverão comparecer a unidade da Justiça Eleitoral portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria.

Tradicional Festa do Café em Iúna terá show com Michel Teló

A 9ª edição da Festa do Café, em Iúna, vai contar com diversos shows,...

Motorista de carro estacionado na contramão atingido por caminhão também é responsabilizado por acidente, decide TJES

A 2ª Câmara Cível do TJES, ao analisar o recurso de motorista de caminhão...

Eventos esportivos em Cachoeiro alertam para prevenção do câncer de mama e de próstata

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) de Cachoeiro promoverá nesta semana duas...

Importante ressaltar que os eleitores que já possuírem o título de eleitor, do respectivo município, do qual conste a expressão “Identificação Biométrica”, no canto superior direito, não precisarão comparecer à convocação.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições.

Continua depois da publicidade

O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

No Espírito Santo, 1.332.404 dos eleitores (48,36%) já fizeram o recadastramento biométrico. 38 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

Eleitorado

Cachoeiro de Itapemirim – 136.907 eleitores

33.598 procuraram voluntariamente os cartórios (24,64%)

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia empregada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. Assim, a biometria dá ainda mais segurança à eleição.

Além disso, o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, afasta situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral. Isso porque faz o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados. O sistema tem capacidade para comparar até 160 mil impressões digitais por dia, mas pode ser ampliada, se preciso.

Publicidade