Anchieta

Recorde de público marca a 14ª Festa da Imigração Italiana em Alto Pongal

COMPARTILHE
Divulgação PMA
105

Cerca de 17 mil pessoas, segundo os organizadores, passaram pela vila de Alto Pongal, no interior de Anchieta, nesse domingo (1) para participarem da 14ª Festa da Imigração Italiana. O evento, que comercializou muita polenta e queijo e preparou o maior escudiguim da região, reuniu cultura, animação e gastronomia.

Festa da Imigração Italiana terá a maior linguiça da região de Anchieta

A comunidade de Alto Pongal, no interior de Anchieta, está se preparando para realizar...

Prefeito Fabrício Petri visita obras da orla da Praia de Castelhanos

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, visitou nessa terça-feira (6), as obras da urbanização...

Ordem de serviço para urbanização da Praia de Castelhanos será assinada nesta quinta

O balneário de Castelhanos, em Anchieta, será urbanizado por meio de um projeto arrojado...

O festival iniciou com missa seguida de almoço típico e medição do maior escudiguim da região, prato trazido pelos italianos e que ainda é preservado pelas famílias locais. O Escudiguim é uma linguiça feita com carne e couro de porco moído e temperado com diversos condimentos. A receita foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos no século XIX.

Apresentações culturais e musicais foram realizadas até o final da tarde, momento que iniciou o tradicional desfile da Carretela Italiana. O desfile contou com a participação de 10 mil pessoas, que percorreram a avenida principal da comunidade ao som de músicas italianas e muito vinho. Este ano, a carretela contou a história da economia do café. Ao final do evento foi servido o tradicional sopão do nono.

Continua depois da publicidade

Segundo Gabriel Pompermayer, um dos organizadores, o evento superou às expectativas. “Foi uma festa ordeira, familiar e muito animada, que transmitiu ao público o carinho que temos pelos nossos ancestrais. Este ano o público superou o que previamos”, disse.

Decoração especial

As casas da pequena vila de descendentes italianos foram enfeitadas pelos moradores com as cores do país de origem dos seus ancestrais. A festa teve apoio da Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo e Gerência de Cultura.

Para o prefeito Fabrício Petri, a festa foi um sucesso. “Mais uma vez Alto Pongal mostrou que sabe promover um belo evento. A festa atraiu muita gente e foi um sucesso. Aproveito para parabenizar os organizadores”, disse. 

Caminhada para relembrar o percurso dos imigrantes

Também no domingo aconteceu a chegada dos cerca de 400 andarilhos que participaram da 15ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, que teve início no sábado (31), na sede de Anchieta. A caminhada percorreu 41 quilômetros e refaz os passos dos primeiros imigrantes que colonizaram a região.

Na chegada à vila, onde aconteceu a 14ª Festa da Imigração Italiana, os participantes foram recepcionados com fotos e doces.

Publicidade