Cidades

Projeto vai implantar hortas em escolas de Cachoeiro

COMPARTILHE
178

Um novo projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Agriculta e Interior (Semai), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), pretende implantar hortas em escolas municipais de Cachoeiro. O objetivo é ensinar aos alunos como é possível, mesmo em um pequeno espaço, cultivar alimentos nutritivos que podem compor uma dieta saudável.

Assista a edição deste sábado (19) do programa “Top Show” pelo AQUINOTICIAS.COM

O programa “Top Show”, do apresentador Parraro Scherrer, deste sábado (19) está no ar....

Novo Código Sanitário de Cachoeiro entra em vigor

Cachoeiro de Itapemirim passou a contar, nesta semana, com um novo Código Sanitário. Instituído...

Cachoeiro: Teatro Rubem Braga recebe peça baseada em música de Renato Russo

Neste domingo (20), no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, haverá a...

Serão plantadas hortaliças, como couve, almeirão e chicória, que são mais resistentes ao calor, ervas, como cebolinha, salsinha e hortelã, plantas medicinais e alimentos com raízes, como cenoura e beterraba. A escolha do que será plantado será feita de acordo com as características de cada ambiente.

Os alimentos cultivados serão utilizados nas escolas, para a refeição dos próprios alunos. O projeto também prevê palestras para os estudantes e familiares sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

As unidades de ensino contempladas serão: “Abigail dos Santos Simões”, de Pacotuba, “Dolores Gonzales Vila”, de Conduru, “Galdino Theodoro da Silva” e “Maria das Vitórias”, em Jardim Itapemirim, “Jenny Guardia”, no São Geraldo, “Professora Ariete Moulin Costa”, no São Lucas, “Professora Juracy Cruz”, no São Luiz Gonzaga, “Saturnino Rangel”, no Arariguaba, e “Zilma Coelho Pinto”, no Ferroviários.

De acordo com a Semai, a maioria dessas escolas já recebeu visitas técnicas para o reconhecimento da área e verificação das mudas mais apropriadas. Atualmente, a equipe responsável está realizando a demarcação dos canteiros para receberem terra e esterco necessários para a plantação.

“Estamos propondo que as escolas municipais tenham suas próprias hortas para auxiliar na composição da dieta da merenda escolar, com produtos saudáveis, e as utilizem como recurso didático de apoio para os professores, integrando as atividades de produção com o ensino das diversas disciplinas”, afirma o secretário municipal de Agriculta e Interior, Robertson Valladão.

 

Horta também no Banco de Alimentos

Além disso, a Semai, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), também implantará uma horta no Banco de Alimentos do município, para que os itens produzidos sejam destinados a entidades socioassistenciais cadastradas no equipamento.

Publicidade