Anchieta

Festa da Imigração Italiana terá a maior linguiça da região de Anchieta

COMPARTILHE
156

A comunidade de Alto Pongal, no interior de Anchieta, está se preparando para realizar no próximo domingo (01) a 14ª edição da Festa da Imigração Italiana. Como toda boa festa italiana, não vai faltar vinho, polenta e música, mas este ano os organizadores pretendem inovar com o preparo do maior escudiguim da região.

Recorde de público marca a 14ª Festa da Imigração Italiana em Alto Pongal

Cerca de 17 mil pessoas, segundo os organizadores, passaram pela vila de Alto Pongal,...

Prefeito Fabrício Petri visita obras da orla da Praia de Castelhanos

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, visitou nessa terça-feira (6), as obras da urbanização...

Ordem de serviço para urbanização da Praia de Castelhanos será assinada nesta quinta

O balneário de Castelhanos, em Anchieta, será urbanizado por meio de um projeto arrojado...

O escudiguim é uma linguiça feita com carne e couro de porco moído e temperado com diversos condimentos. É uma receita trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos no século XIX. No Brasil, ele também pode ser conhecido como escudiguinho, codeguim, cudiguim e escorceta. A iguaria já vem sendo preparada pelas famílias da localidade e durante a festa haverá a medição perante o público.

De acordo com os organizadores, após a medição, a linguiça será comercializada em porções. Também durante a festa os visitantes poderão comprar porções com queijo, polenta e almoço típico.

Continua depois da publicidade

 

Festa tem rainha e carretela

Os moradores da localidade estão se empenhando para, além de preparar as comidas típicas, enfeitar as casas e a vila para o evento, ainda confeccionar os carros para o desfile da Carretela Italiana e o desfile que irá eleger rainha e princesas da edição.

A programação oficial do evento será às 8h com missa, em haverá a abertura da praça gastronômica com medição de uma linguiça caseira gigante, preparada pelos próprios  moradores locais. Durante todo o dia haverá shows e apresentações culturais, além do desfile para escolha da ‘bela bambina’, a jovem mais bela que irá representar a comunidade. A programação contará ainda com moda de viola e show com diversas bandas.

 

Carretela com novo formato

A Caretela da Imigração, que também acontece no domingo (01), é um desfile Italiano, que reúne membros da comunidade e visitantes vestidos à caráter. Eles passeiam em carros alegóricos decorados e contam a história da vila. Nos últimos anos, a caretela vem contando a origem da imigração na região.

O desfile será animado com muita música e comidas típicas. Este ano será proibido  utilização de som portátil ou automotivo pelos participantes. Também será proibido o uso de bebidas alcoólicas durante o percurso, somente o vinho distribuído pela organização.

 

Passos dos Imigrantes

No mesmo final de semana acontece a 15ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, que inicia na sede de Anchieta e percorre, durante dois dias, 41 quilômetros até a comunidade de Alto Pongal, onde os participantes são recepcionados. As inscrições para a caminhada dever ser feita no Centro Cultural Anchieta.

 

Confira a programação:

07h – Saída da 15ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes da Comunidade Serra das Graças

08h – Santa Missa

10h – Abertura do Espaço Gastronômico com a medição do “ESCUDIGUIM GIGANTE”

10h30 – Recepção dos Andarilhos dos Passos Dos Imigrantes

11h – Almoço típico italiano com apresentação do Grupo de Dança Italiana

12h – Apresentação Coral “Bambinos de Pongal”, da E.M.E.B “Tia Marlene Petri”

13h – Concurso “La Bella Bambina”

14h – Show com Miguel Machado e Gabriel

16h- Desfile da Carretela da  Imigração Italiana

17h- Show banda Giocco di Morra

19h- Show com João Victor e Vinícius

20h- Tradicional Sopão do Nono

Publicidade