Cachoeiro de Itapemirim

Exames preventivos e hábitos saudáveis são temas de campanha da Unimed Sul Capixaba

COMPARTILHE
137

Prevenção e cuidados com a saúde. Esse é o foco da campanha “Sempre É Tempo de Prevenir”, que será lançada pela Unimed Sul Capixaba, nesta segunda-feira (2), às 17h, no auditório da sede administrativa da Unimed Sul Capixaba (PUC), reunindo cooperados, colaboradores e clientes da operadora de saúde.

Assista a edição deste sábado (19) do programa “Top Show” pelo AQUINOTICIAS.COM

O programa “Top Show”, do apresentador Parraro Scherrer, deste sábado (19) está no ar....

Maioria dos entrevistados pelo Instituto Solução pede mais oportunidade de emprego e melhorias na saúde de Cachoeiro

Nesta edição, o AQUINOTICIAS.COM mostra qual é a prioridade da população de Cachoeiro de...

Pesquisa Instituto Solução: segurança pública é reprovada pela população de Cachoeiro

Na sequência de reportagens sobre a avaliação da administração do prefeito de Cachoeiro de...

A iniciativa unificará as campanhas Setembro Verde (de prevenção do câncer colorretal), Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata), com ações para discutir a saúde de maneira integrada.

Durante os próximos três meses serão realizados exames de rastreio, palestras, exposição fotográfica e abordagens em empresas e escola para estimular hábitos saudáveis. A programação inclui temáticas relacionadas a saúde emocional, câncer colorretal, saúde da mulher e do homem e obesidade infantil.

Continua depois da publicidade

Segundo o gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tolone Dalfior, a cooperativa optou por não utilizar uma cor específica para cada período, mas agregar todas as cores e temas em uma única campanha, que discuta ações integradas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

No lançamento haverá a palestra “Cuidando do Cuidador: quando procurar ajuda?”, com abordagem sobre a síndrome de Burnout, ministrada pelo psiquiatra Dr. Luiz Carlos Sardemberg e pela psicóloga Flávia Oliveira Ávila. Já na terça-feira (3), terão início as ações de rastreio para detectar precocemente o câncer de mama, o câncer colorretal e o de útero em clientes que ainda não realizaram os exames preventivos. Por mensagem SMS e e-mail, mulheres entre 50 e 69 anos receberão orientações sobre a campanha e clínicas selecionadas para realizar mamografias.

O mesmo acontecerá com 1.758 clientes vinculados aos programas de saúde da cooperativa, de 50 a 75 anos, que serão estimulados a realizarem o exame para rastreio do câncer colorretal. Neste ano, a campanha traz como novidade a realização do exame preventivo, ou citopatológico, destinado a mulheres entre 25 e 64 anos, que serão orientadas a procurar um médico ginecologista de referência ou terão consultas marcadas com o profissional do Centro de Especialidades da Unimed Sul Capixaba. Os rastreios acontecerão até o final de novembro.

Ainda no mês de setembro, a Unimed Sul Capixaba irá reunir cooperados, colaboradores e clientes para falar sobre aspectos do câncer colorretal. A palestra será no dia 12, às 17h, no PUC. Em outubro, o tema abordado será obesidade infantil, com um evento no dia 05 para as crianças do Centro de Lauro Pinheiro Pingo de Gente (Celp) para tratar o assunto.

Na segunda quinzena de outubro, o foco será a saúde da mulher. Além da veiculação de mensagens em canais de comunicação para chamar a atenção sobre a questão, será realizado o Dia D Mulher, no dia 15, para clientes e colaboradores. O evento contará com palestra e oficina, a fim de resgatar a autoestima feminina e estimular os cuidados com a saúde.

Em novembro, a programação volta-se para a saúde do homem, com uma campanha de Comunicação para desenvolver a cultura da realização de exames periódicos. A Unimed Sul Capixaba ainda realizará palestras e ações de cuidado em empresas e exposição fotográfica nos shoppings de Cachoeiro de Itapemirim para debater os temas.

 

Sucesso em 2018

A primeira edição da campanha “Sempre É Tempo de Prevenir”, em 2018, obteve resultados expressivos para a Unimed Sul Capixaba e fundamentais para a saúde dos participantes. As ações de rastreio geraram 295 exames de sangue oculto e 468 exames de mama em mulheres, que resultaram em nove identificações de tumor provavelmente benigno, mas que exige controle semestral; dois reconhecimentos de lesão suspeita para câncer, com tumores que necessitam de biópsia; e uma identificação de lesão altamente suspeita, que foi encaminhada diretamente para realização do procedimento de mastectomia.

A campanha envolveu, ainda, 70 participantes em rodas de conversa sobre saúde emocional, que continuaram em acompanhamento, e 372 crianças que receberam informações sobre a obesidade infantil. Também foram realizadas abordagens em nove empresas de Cachoeiro de Itapemirim, que estimularam 1.120 pessoas a adquirirem hábitos mais saudáveis e prevenirem as doenças.

Publicidade