Saúde

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea: cadastro de doadores cresce no Estado

COMPARTILHE
26

Neste sábado (21) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. A data é celebrada no terceiro sábado do mês de setembro para conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea.

Asma: como tratar e prevenir a doença

A mudança repentina do clima, e a variação da temperatura causam alguns desconfortos no...

Cerca de 23 milhões de brasileiros possuem transtornos mentais

Dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 23 milhões de...

Governo estuda retomar gotinha contra pólio

Retirada pouco a pouco de uso, a vacina oral contra a poliomielite poderá ser...

Segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Brasil registrou 4.943.535 milhões de doadores cadastrados. O Espírito Santo conta com 150.889 mil pessoas cadastradas. De janeiro a julho de 2019, o Estado recebeu 6.573 novos cadastros de doadores.

A cada ano, a procura para ser um doador aumenta no Estado. O Redome registrou 8.661 cadastros em 2017. Já em 2018, o número aumentou para 9.100 cadastros.

Continua depois da publicidade

“Esse é o objetivo que nós, enquanto Hemocentro e governo do Estado, temos: aumentar o número de cadastros de doadores e também ajudar àqueles que precisam encontrar o doador”, explicou enfermeira responsável pela captação de doadores de medula óssea do Hemoes, Cristina França.

A enfermeira lembrou que ser doador é uma “via de mão dupla”. “Pois da mesma maneira que eu posso ajudar uma vida, eu posso ser ajudado amanhã, caso venha adoecer e precisar. Ser doador, se cadastrar, é um ato de cidadania, de amor. É quando o cidadão se coloca à disposição para ajudar a salvar uma vida em vida, pelo simples prazer de fazer o bem”, falou.

Para celebrar o dia, a equipe de medula óssea do Hemoes realiza o cadastro durante o evento esportivo “Canal Games”, neste sábado (21), no Pontal de Camburi, em Vitória. De acordo com a proprietária do espaço, Ana Lúcia Wernersbach, será uma linda oportunidade em unir o espírito voluntário ao espírito de equipe do esporte.

“Vamos unir um dia muito especial, como o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, com um evento alto astral, em que o espírito de equipe e o sentimento de ajuda está a flor da pele. Enxergo como privilégio a vinda do Hemoes. É importante que tenhamos essa oportunidade, facilitando o nosso voluntariado”, disse Ana Lúcia.

 

Serviço

– 21/09 (sábado) em Vitória

A equipe de captação de doadores de medula óssea do Hemoes estará em Pontal de Camburi, em Vitória, a partir das 08h até às 13h, durante o evento “Canal Games”, promovido pelo Crossfit Canal. O evento é aberto ao público. Endereço: Rua Alberto Bella Rosa, 30, Pontal de Camburi, Vitória/ES.

 

– 21/09 (sábado) em Santa Maria de Jetibá

O ônibus da coleta externa do Hemoes estará na Praça Florêncio Augusto Berger, em Santa Maria de Jetibá, realizando a coleta de sangue e o cadastro de medula óssea a partir das 7h30 às 12h30.

 

Como realizar o cadastro para ser doador de medula óssea

No Espírito Santo, os cadastros para ser doador são realizados pelo Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes). Podem doar pessoas com idade entre 18 e 54 anos em bom estado de saúde. Ao realizar o cadastro, é coletado um tubo de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade, conhecido como Histocompatibilidade (HLA). Não é necessário jejum.

É preciso também preencher a ficha de cadastro corretamente, com nome da mãe, RG, CPF e endereço, que serão colocados no banco de dados com o resultado do exame de HLA.

 

Locais de cadastramento de doadores de medula óssea

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 18h20).

Publicidade