Esporte Regional

Após sufoco na pista, Pedro Sá sobe ao pódio mais uma vez no Estadual de Kart

COMPARTILHE
Fotos: Pedro Gomes
182

O final de semana foi de muito suspense e emoção no Kartódromo de Serra, onde foi realizado o Evento 7, etapas 13 e 14, do Campeonato Capixaba de Kart 2019.

Guarda Mirim promove torneio de futsal neste sábado (5) em Cachoeiro

O Ginásio Poliesportivo Municipal “Nello Volla Borelli”, localizado no bairro Nova Brasília, em Cachoeiro...

Estrela lança camisa especial para ajudar Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro

O Estrela do Norte Futebol Clube lançou a terceira camisa, promocional e alusiva ao...

Dez jogos movimentam Cachoeiro neste domingo (29)

Para os moradores de Cachoeiro que gostam de futebol, este domingo (29) será uma...

O jovem piloto cachoeirense, Pedro Sá, teve boa colocação. Na última sexta-feira (13), após os último treino foi constatado que o chassis de seu kart novo, modelo 2019, com apenas quatro corridas havia sofrido uma ruptura estrutural, apesar de não ter havido nenhum incidente de pista, que justificasse a avaria.

A equipe Fernandes Competições vetou a utilização do chassis pois colocaria em risco a segurança física de Pedro Sá. A única alternativa para não ficar de fora das etapas era correr com um kart modelo 2017, emprestado por amigos, e assim foi feito.

Continua depois da publicidade

Superando as dificuldades e as expectativas para o final de semana, o piloto conseguiu subir novamente ao pódio na temporada de 2019.

TREINOS LIVRES

Somente sete voltas durante os 10 minutos liberados pela FAEES/CBA para o Warmup. Foi só isso que o jovem piloto cachoeirense teve para conhecer o kart emprestado com o qual iria correr. Mesmo assim o resultado não foi ruim pois Pedro que marcou o 6º tempo (P6) com o tempo de 0:49,594s (velocidade média de 80,57Km/h) estava com pneus usados.

TOMADA OFICIAL DE TEMPOS

Uma surpresa desagradável aguardava Pedro Sá na Tomada Oficial de Tempos: a vela do seu motor soltou e seu kart parou por duas vezes na pista. Ele foi socorrido rapidamente pela equipe mas isso impediu Pedro de dar mais voltas para conhecer o comportamento do kart 2017. Ele terminou a Tomada de Tempos em 8º lugar e irá largar no grid nesta posição. Sua volta foi de 0:48,830s (velocidade média de 81,84Km/h).
“O motor está bom e o kart parece equilibrado. Só preciso de mais sorte!” – desabafou Pedro.

ETAPA 13 (BATERIA 1 – MANHÃ)

Em um circuito em que após a largada os karts pisam fundo durante 15 segundos em duas retas e uma curva de alta velocidade, chegando a atingir mais de 120km/h, antes de dar uma freada forte no final do ‘retão’ para fazer uma curva de baixa velocidade.

Pensando nisso, Pedro Sá fez uma largada “conservadora” e sua decisão mostrou ser a correta.

Já na largada 2 pilotos se tocaram e saíram da pista. Pedro Sá conseguiu passar ileso pela confusão e acelerou forte e faltando 7 voltas para terminar a prova, o cachoeirense em 6º lugar pressionava fortemente o 5º colocado – já não havia mais diferença entre eles – mas a 2 voltas do final o motor de Pedro parou de funcionar e ele foi obrigado a abandonar a prova. Como já estava no final da prova, Pedro Sá ainda conseguiu terminar na 8ª posição. Na pesagem dos karts após a prova, um dos competidores estava abaixo do peso mínimo da categoria e foi desclassificado, fazendo o jovem piloto subir mais uma posição, indo para o 7º lugar.

ETAPA 14 (BATERIA 2 – TARDE)

A largada da bateria 2 seguiu a mesma “receita de Bolo de Kart” e a freada forte no final do ‘retão’ foi palco de mais batidas e rodadas! Largando na 7ª posição (P7) o jovem piloto sulino também tinha uma “receita” dada pelo seu pai: largar com inteligência e prudência para evitar as confusões no final do ‘retão’.

E foi o que aconteceu novamente! Largando com cuidado, Pedro Sá chegou a cair da 7ª (P7) para a 9ª posição (P9) mas sua escolha mostrou ser a correta, pois na freada do retão, três pilotos acabaram envolvidos em toques e rodadas e saíram da pista.

Com muita calma e muita perícia Pedro livrou-se do acidente e partiu para fazer a sua corrida de recuperação. Após perseguir e ultrapassar o 7º e o 6º colocado, Pedro Sá tentou aproximar-se dos líderes, mas eles estavam 0:09,186s a frente pois não haviam sido afetados pelo enrosco da largada. Pedro terminou a bateria 2 na 5ª posição (P5) e comemorou muito o resultado que o levaria novamente ao pódio nesta temporada. Com a soma das Baterias 1 e 2, o piloto cachoeirense subiu novamente ao pódio na sua primeira temporada na categoria Graduados (adultos) do kartismo estadual. A primeira vez foi no Evento 5 e a segunda vez agora, no Evento 7.

“Corri com um kart 2017 que eu nunca havia testado, pois foi montado às pressas na noite de sexta-feira para que eu não ficasse fora do Evento 7 e, mesmo assim, consegui subir no pódio junto com Samuel Moura, Sandro Cibien, Lucas Behague, Ariel Varella que são grandes campeões de kart. Isto é muito show!” – comemorou Pedro ao final do Evento 7.

O cachoeirense não esqueceu também de agradecer aos que o ajudaram a superar as dificuldades deste final de semana: “Foi uma fim de semana tenso! Quero agradecer a todos da minha equipe – a Fernandes Competições – pelo trabalho que tiveram na noite de sexta para me dar um kart competitivo para correr no sábado de manhã. Obrigado também ao meu pai, que sempre me lembra que ‘uma corrida não se define na primeira curva e sim na soma das 17 voltas’ e isto aconteceu hoje!” – diz Pedro.

TABELA DO CAMPEONATO

Superando todas as dificuldades do fim de semana, os resultados obtidos das Etapas 13 e 14 (7ª e 5ª colocações), Pedro Sá continua firme na 6ª posição na tabela de classificação do Campeonato Capixaba de Kart 2019.

“Nossa meta era conseguir um pódio na temporada 2019 e agora já conquistamos dois pódios! Isso é fantástico! Agradeço a todos que me ajudam e torcem por mim! Vou tentar pilotar sempre melhor!” – prometeu Pedro.

POSIÇÕES

CCK 2019 – SPRINTER GRADUADOS

CLASSIFICAÇÃO

PILOTOS PONTOS

1 ARIEL Varella 156
2 LUCAS Behague 140
3 JUAN Daniel 107
4 Sandro CIBIEN 95
5 SAMUEL Moura 75
6 PEDRO SÁ 62
7 FRED Thielmann 55
8 Henrique BERTOLLO 50
9 JOÃO Sartório 41
10 FERNANDO Mendonça 40
11 EDSON Henrique
31

PRÓXIMAS ETAPAS

O CCK 2019 fará uma pausa em outubro por causa da realização da Copa Brasil de Kart 2019, competição em que Pedro Sá não irá participar mais uma vez por falta de patrocínios: “Precisaríamos ter 15 mil reais e meus pais não podem bancar isso agora. Vamos tentar ano que vem, quem sabe?”

Em novembro acontecerá a “Super Final 2019” que terá uma rodada tripla, com 3 corridas (etapas 15, 16 e 17) no mesmo dia e que irá decidir o CCK 2019 pois 64 pontos estarão em jogo neste dia.

O Kartódromo Internacional de Serra fica na rodovia Laranjeiras x Jacaraípe (CIVIT II) no município de Serra, na Grande Vitória. As corridas são realizadas sempre aos sábados. A entrada e o estacionamento são gratuitos e o kartódromo oferece restaurante, lanchonete, banheiros e um ambiente seguro vigiado por seguranças particulares.

Publicidade