Saúde

Sarampo: Cachoeiro amplia horário para vacinação no Centro Municipal de Saúde

COMPARTILHE
Divulgação PMCI
433

Até o fim desta semana, o atendimento para vacinação no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu será realizado até as 19h. O objetivo da Secretaria de Saúde de Cachoeiro é facilitar o acesso da população à dose que protege do sarampo.

Asma: como tratar e prevenir a doença

A mudança repentina do clima, e a variação da temperatura causam alguns desconfortos no...

Cerca de 23 milhões de brasileiros possuem transtornos mentais

Dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 23 milhões de...

Governo estuda retomar gotinha contra pólio

Retirada pouco a pouco de uso, a vacina oral contra a poliomielite poderá ser...

O período normal de funcionamento da policlínica é das 7h às 16h. “Com essa medida, queremos oportunizar, principalmente, as pessoas que não podem comparecer às salas de vacina nos dias úteis, no horário convencional de atendimento, em função dos compromissos profissionais”, explica a secretária de Saúde, Luciara Botelho.

De acordo com a coordenação municipal de imunização, além da tríplice viral, que protege de sarampo, caxumba e rubéola, outras vacinas estão disponíveis. “É mais uma oportunidade para colocar o cartão de vacinas em dia”, pontua a secretária, frisando que, no horário estendido, entre 16h e 19h, apenas o serviço de imunização estará disponível na policlínica.

Continua depois da publicidade

Dois mil vacinaram no sábado (24)

O último sábado (24) foi de vacinação contra o sarampo em Cachoeiro. O Centro Municipal de Saúde e mais 28 unidades básicas abriram exclusivamente para atender quem ainda não está imunizado. Cerca de 2 mil pessoas foram vacinadas.

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por vírus. É uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Altamente contagioso, é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Seus sintomas incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, coceira, mal-estar geral e falta de apetite.

A única forma de evitar o sarampo é tomar a vacina, que está sempre disponível nas salas de vacinação do município. Importante lembrar que, para o atendimento, é necessário apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem preferir pode agendar o serviço pelo site www.agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Publicidade