Esporte

Conheça os benefícios do futebol para a saúde

COMPARTILHE
324
Por Anderson Firmino

Reunir os amigos, dividir os times e escolher quem vai apitar o jogo. No país do futebol, jogar futebol no domingo é um dos hábitos mais praticados pelos brasileiros. Um costume tratado quase como um ritual da nossa cultura.

Thiago Neves revela uso de remédio para dormir por causa da má fase do Cruzeiro

O meia Thiago Neves afirmou, nesta terça-feira, durante entrevista coletiva, que a má fase...

Demoliner vence em estreia nas duplas em Moscou; Medvedev desiste de evento russo

Atuando ao lado do holandês Matwee Middlekoop, o brasileiro Marcelo Demoliner estreou com vitória...

Cássio nega atrito entre elenco e Carille: 'Não vejo ninguém incomodado'

Um dos líderes do elenco do Corinthians, o goleiro Cássio negou qualquer tipo de...

O que para muitos é uma mera diversão ou um momento de relaxamento mental, para outros é um instante da semana de deixar a ociosidade de lado e praticar alguma atividade física em grupo.

A prática, inclusive, auxilia na perda de peso, pode ajudar a sair do sedentarismo e melhorar as sensações de bem-estar e qualidade de vida dos praticantes, desde que tenhamos alguns cuidados com o corpo e a alimentação.

Continua depois da publicidade

Confira os benefícios do futebol

Melhorar a atividade cardiovascular: As atividades físicas regulares ajudam a tornar o nosso coração saudável, livre de doenças como a hipertensão, diabetes e colesterol alto, além de outras complicações cardíacas como infarto ou derrame. Além disso, estimula a circulação sanguínea, impedindo o entupimento das artérias.

Favorece o sistema imunológico: O jogo de futebol faz com que todo o corpo se movimente, tornando-o ativo e aumentando a capacidade do nosso sistema de defesa. Por melhorar a nossa saúde cardiovascular, respiratório e até digestivo, o futebol é um exercício que deixa o organismo mais forte e preparado

Socialização: Assim como o esporte pode beneficiar o nosso corpo, ele também traz benefícios para a nossa mente. Reunir os amigos para bater uma bolinha ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Fortalece a musculatura: Jogar futebol atua principalmente no fortalecimento dos membros inferiores, melhorando o ganho de massa muscular, aumentando a força e o condicionamento físico do praticante. Quando associada à outra prática regular, o futebol também ajuda na diminuição da gordura corporal.

Tenha outra atividade física paralela

Estudos apontam que, para os exercícios físicos apresentarem resultados ao nosso bem-estar, é necessário pelo menos duas horas e meia por semana se dedicando à prática.

Pelo menos 1 hora de futebol queima aproximadamente 750 calorias, mas caso essa seja a única atividade, é muito pouco e também perigoso por diversos fatores. O corpo não estará preparado para uma atividade alta intensidade e o sedentarismo de todos os dias pode falar mais alto, causando até problemas no próprio decorrer da atividade.

Publicidade