Cidades

Campanha vai coletar pilhas e baterias de celular usadas em Cachoeiro

COMPARTILHE
62
Advertisement
Advertisement

No fim deste mês, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim fará uma campanha na praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, para coletar baterias de celular e pilhas usadas. É o projeto “Pilhando”, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto, das 8h às 16h.

Consórcio de imprensa aponta total de 72.234 mortes por Covid-19 no País

O Brasil registrou desde as 20 horas do domingo 1.665 novos casos de contaminação...

Estradas do interior de Anchieta recebem aplicação de Revsol

As estradas do interior de Anchieta estão recebendo melhorias. Um trecho de 3,5 km,...

ES: inscrições para 26 mil vagas em 13 cursos gratuitos terminam nesta quarta (15)

O cidadão que deseja se qualificar em casa tem até às 23h59 desta quarta-feira...

O recolhimento vai ser feito, em uma tenda que será montada no local, por equipes das gerências de Educação Ambiental e de Controle de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), pasta responsável pela iniciativa.

Promovida por meio do projeto Vem Reciclar, da Semma, a ação contará com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), do Rotary Club de Cachoeiro e da Rochativa.

Advertisement
Continua depois da publicidade

“O objetivo da campanha é, realmente, evidenciar a necessidade e a importância do descarte adequado desses tipos de resíduos, estimulando a população cachoeirense a adotar, no dia a dia, essa atitude sustentável”, resume a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano.

Ela aproveita para reforçar que, além de pilhas inutilizadas, a campanha coletará somente baterias de aparelhos de telefone celular. Ao fim da ação, o montante recolhido será destinado a uma empresa especializada em reaproveitamento desses materiais.

Logística reversa

De acordo com o artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Decreto Federal nº Nº 9.177 (de 23 de outubro de 2017), as pilhas e baterias são produtos que devem participar, obrigatoriamente, do sistema de logística reversa. Desta forma, ambos os resíduos perigosos devem retornar ao fabricante, que é o responsável por tratar e descartar as pilhas e baterias de forma ambientalmente correta.

Advertisement
Área de anexos

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.