Sem categoria

Andar de bicicleta ajuda a economizar e entrar em forma

COMPARTILHE
154

Todos já estão cansados de escutar: praticar atividade física regularmente é um dos requisitos básicos para garantir a tão desejada qualidade de vida. Entretanto, muitos usam como argumento a correria do dia a dia para deixar de lado a academia. Afinal, não é uma tarefa tão fácil acordar cedo, preparar o lanche e ainda enfrentar o trânsito ou o transporte público lotado. Mas você já pensou que é possível aproveitar até mesmo esses momentos para voltar a se movimentar? E o melhor: de uma forma divertida. Gostou da ideia? Então, prepare-se para voltar a andar de bicicleta.

Oportunidade: 38 vagas de emprego em aberto no Sine de Anchieta nesta quarta (16)

A Agência do Sine de Anchieta está com muitas oportunidades de emprego nesta quarta-feira...

Muita diversão e bolo gigante marcam a 3º Festa das Crianças de Ibatiba

O Dia das Crianças foi comemorado com muita diversão no último sábado (12), em...

Comissão de Agricultura aprova projeto que simplifica o tratamento tributário às cooperativas brasileiras

Nesta quarta-feira (9), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...

Atividade praticada por muitos durante a infância, pedalar é uma ótima alternativa para praticar uma atividade física regularmente e ainda economizar. Afinal, andar de bicicleta até o trabalho não exige gastar com combustível ou passagem. Aliás, muitas cidades brasileiras contam cada vez mais com ciclovias para facilitar a locomoção dos ciclistas.

Saúde

Continua depois da publicidade

Pedalar pelas ruas e avenidas da sua cidade pode promover diversos benefícios para a sua saúde. A atividade ajuda a queimar calorias. Além disso, tonifica os músculos, aumenta a resistência, entre outros benefícios.

E o melhor: não compromete as articulações, por causa do baixo impacto. Outro detalhe importante: a atividade ajuda a combater o estresse, tornando-se um hábito prazeroso

Cuidados

Para quem está fora de forma, não é necessário sair correndo pelas ciclovias da cidade para conseguir resultados melhores e mais rápidos. O ideal é respeitar o seu ritmo, evoluindo gradativamente. Afinal, o importante mesmo é praticar a atividade regularmente, evitando lesões e, até mesmo, acidentes.

Outra dica importante: avalie o percurso. Assim, você consegue identificar se existem ciclovias no trajeto, os pontos mais complicados e, até mesmo, a possibilidade ou não de adotar esse hábito.

E por falar nisso, equipamentos de segurança não devem ser ignorados. Capacete, por exemplo, é primordial, assim como uma buzina. Para pedalar à noite, não esqueça dos refletores. Além disso, a cor da roupa utilizada também ajuda motoristas a identificar os ciclistas.

Bicicleta

Contar com uma boa bicicleta também faz a diferença. Caso o objetivo seja apenas se locomover até o trabalho, não é necessário comprar um modelo muito avançado, repleto de marchas que, às vezes, nem serão utilizadas. Bicicletas mais simples conseguem cumprir a tarefa em determinados casos.

Com isso, vale avaliar os seus reais objetivos e, depois, contar com a ajuda de especialistas. Afinal, eles conseguem orientar sobre detalhes como: tamanho ideal do quadro, além de outras informações técnicas necessárias.

Fábio Lopes
Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão. Todos os direitos reservados.

Publicidade