Cidades

Organização da Festa da Penha comemora decisão de tornar dia da padroeira feriado estadual no ES

COMPARTILHE
Foto: Felix Falcão
603
Advertisement
Advertisement

O Dia de Nossa Senhora da Penha é, a partir desta quarta-feira (3), quando foi publicado no Diário Oficial do Estado, feriado estadual. A data, que é comemorada sempre oito dias após a Páscoa, agora é lei, e para a comunidade católica, um sinal de respeito com a padroeira do Espírito Santo.

Iconha: morador relata dificuldade em conseguir liberação de colchões para vítimas das chuvas

Moradores e voluntários que atuam para ajudar as vítimas das chuvas em Iconha postaram...

Mais de 2,3 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por causa das chuvas no Sul do ES

Subiu para sete o número de mortos nas chuvas que arrasaram as cidades do...

Sobe para 7 número de mortos vítimas das chuvas no Sul do Espírito Santo

Subiu para sete o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que castigaram...

Em carta enviada ao governador do Estado, pelo padre Renato Criste Covre, coordenador arquidiocesano de pastoral da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo e membro da Comissão Central da Festa da Penha. o sacerdote agradeceu ao Estado e a organização da festa.

“Há 450 anos chegou em nossas terras a devoção a Nossa Senhora das Alegrias, também conhecida como Nossa Senhora da Penha. A cada ano, a festa em honra da padroeira do Estado do Espírito Santo, ganha mais devotos dentro e além do território capixaba, com uma extensa e variada programação e inúmeras romarias. Hoje somos a maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do País.

Advertisement
Continua depois da publicidade

São muitos anos de história que envolvem a fé e a devoção do povo capixaba ao patrocínio de Nossa Senhora, que do alto da montanha vela por nós. Desde 1912 Nossa Senhora da Penha é reconhecida padroeira do Estado do Espírito Santo. Isto demostra a importância da presença da Igreja e do seu papel na evangelização, e em especial dos franciscanos, em nosso estado, trazendo os valores da fé, da ética cristã e da cultura capixaba.

Com a alegre notícia da lei nº. 11.010, de 03 de julho de 2019 que declara Data Magnado Estado do Espírito Santo o dia dedicado à Padroeira do Estado, Nossa Senhora da Penha, sendo considerado feriado estadual, manifestamos ao Excelentíssimo Senhor José Renato Casagrande, governador, nossos agradecimentos pelo esforço e reconhecimento.

Entendemos que este feriado estadual não constitui apenas um dia ocioso no calendário civil, mas um incentivo, a fim, de favorecer maior participação na festa, sobretudo dos municípios do interior, fomentar a tradição e a cultura secular do nosso povo e a promoção do monumento mais visitado do nosso estado, possibilitando novas oportunidades no campo do turismo religioso e, ainda, reforçando nossa identidade capixaba.Que Nossa Senhora da Penha traga inúmeras alegrias para todo o nosso Estado do Espírito Santo”.

Advertisement

Advertisement
Publicidade