Cidades

Encontro em Guaçuí reuniu bandas de nove municípios

COMPARTILHE
424
Advertisement
Advertisement

Com a presença de um bom público, durante todo o evento, o 3º Encontro de Bandas de Guaçuí reuniu agremiações vindas de nove municípios, num total de 12 (somando bandas e fanfarras), incluindo a Lira Santa Cecília, de Guaçuí – que deu apoio ao evento organizado pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes). O encontro aconteceu na Praça João Acacinho, começando na parte da manhã e seguindo pela parte da tarde e também contou com estandes de artesãos do município de Guaçuí, com opções de artesanato e produtos da gastronomia local.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Alem da Lira Santa Cecília, que fechou o encontro, sob a regência do maestro Helder de Souza, se apresentaram a Banda de Música Tenente Jair da Luz (São Gabriel da Palha) – maestro: Patrício Bandeira; Lira Santa Cecília de Varre Sai (RJ) – maestro: Wildes José Ferreira; Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá (Saquarema – RJ) – maestro: Ricardo dos Santos Bandeira; Lira Munizfreirense (Muniz Freire) – maestro: Jovani Anacleto de Faria; Banda Musical Pedro Bernardes da Veiga (Espera Feliz – MG) – maestro: Joseph Cleber Vieira; Orquestra o Som das Águas do Caparaó – Projeto Educarte (Irupi) – maestro: Wagner de Castro; Orquestra de Ibatiba – Projeto Encanto dos Tropeiros (Cras Ibatiba) – maestro: Diogo Nolasco; e Banda de Laje do Muriaé (Laje do Muriaé – RJ) – maestro: Araceli Resende. Também se apresentaram a Fanfarra Altivo Leopoldino de Souza (Espera Feliz – MG) – instrutor maestro: Moisés Antônio da Silva; Banda Fanfarra Amigos para Sempre (Guaçuí) – instrutor maestro: Miguel Mateus Machado; e Fanfarra Projeto Encantos dos Tropeiros (Cras Ibatiba) – instrutor maestro: Marcos Cruzeiro.

Presente ao evento, a prefeita Vera Costa se divertiu e confraternizou com os presentes, destacando a importância da valorização dessa tradição. “Temos investido na promoção de eventos, visando o fortalecimento de nosso turismo, além de valorizarmos tradições de Guaçuí, como as bandas e fanfarras, que fazem parte de nossa história e da formação de nossa cultura”, destacou.

A prefeita participou da entrega de placas em homenagem às bandas, recebidas pelos maestros, entre eles o que conduzia a banda Lira Munizfreirense, de Muniz Freire, Jovani Anacleto de Faria, que é de Guaçuí e filho de um personagem do dia a dia da cidade, o engraxate Pelé. Ele homenageou o pai, num momento emocionante. Também estavam presentes, o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, a superintente de Cultura da Semcultes, Tida Miranda, o superintendente de Turismo da Semcultes, Judney Vargas, o presidente da Câmara de Guaçuí, o vereador Angelo Moreira, e os também vereadores Paulinho do Vitalino e Marcos do Goes.

Continua depois da publicidade

Conforme coloca a Semcultes, além do intercâmbio cultural que o evento proporciona, o encontro faz parte da intenção do município em promover um turismo cultural e de eventos. “É o terceiro encontro organizado pelo município e, a cada ano, temos recebido mais bandas de outras cidades que querem participar, além do público que fica esperando por esse dia”, destaca o secretário Leonardo Ridolfi.

Arraiá Alegria de Viver

Advertisement
Continua depois da publicidade

E a festa continuou, no final da tarde deste domingo, em Guaçuí. O grupo da Terceira Idade realizou o “Arraíá Alegria de Viver”. O evento aconteceu em frente ao Centro de Convivência Maria da Penha Rocha Couzi, organizado pelo setor da Terceira Idade, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda (Semasdh), e contou também com um bom público e a presença da prefeita Vera Costa e demais autoridades.

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.