Variedades

The Pessoa Festival reúne autores lusófonos em Lisboa

COMPARTILHE
18
Advertisement
Advertisement

Autor de Nunca o Nome do Menino, Tempo de Espalhar Pedras (Prêmio São Paulo de Literatura) e O Corpo Erótico das Palavras, livro lançado agora sobre a obra de Raduan Nassar, Estevão Azevedo é um dos convidados de um novo festival literário que será realizado entre 13 e 16 de novembro, em Lisboa.

Memórias de guerra

Dean-Charles Chapman tornou-se conhecido como Tommen na série Game of Thrones. George MacKay foi...

IMS resgata um mestre transgressor do Japão

Faz dois anos que Seijun Suzuki morreu. Era considerado mestre por cineastas como Jim...

Solange Almeida fala sobre preconceito que sofreu por conta do peso

Solange Almeida participou do Arquivo Confidencial, quadro do Domingão do Faustão, e falou sobre...

The Pessoa Session é um desdobramento do The Pessoa Festival, criado no ano passado por Mirna Queiroz, da Revista Pessoa, e por Eric M. B. Becker, tradutor e editor da revista World Without Borders, que promoveu o encontro entre autores brasileiros e americanos em Nova York.

O convite para que a dupla levasse o evento para Portugal partiu de um empreendimento hoteleiro interessado em ingressar no turismo literário e cujo nome combina com o do festival: o Lisboa Pessoa Hotel.

Advertisement
Advertisement
Continua depois da publicidade

Uma cidade literária

O hotel que vai abrigar o The Pessoa Session fica no Chiado, no mesmo endereço onde funcionou a Tipografia do Comércio – que, em 1915, imprimiu os dois números da revista Orpheu.

O festival também contará com a presença de Ana Kiffer, Alexandre Vidal Porto e Carolina Rodrigues, daqui; Lucilio Manjate, de Moçambique; e Djaimilia Pereira de Almeida e João Luis Barreto Guimarães, de Portugal. Haverá debates, um circuito turístico pelo patrimônio literário de Lisboa, uma sessão amadora de leitura de poemas ou contos de autores de língua portuguesa e o concerto Um Poema e Um Violão, com Luca Argel, brasileiro que vive no Porto.

A nova literatura

Durante o festival será lançada a coletânea bilíngue Pessoa – The Picture Alive: New Writing in Portuguese, com textos de autores que participam dos encontros. A edição discute, ainda, traços e tendências da literatura contemporânea lusófona, com Pedro Meira Monteiro (Princeton), Leonardo Tonus (Sorbonne) e Clara Rowland (Universidade Nova de Lisboa), entre outros temas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Maria Fernanda Rodrigues
Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Advertisement
Publicidade