Cidades

Para diminuir acidentes, Detran vai lançar plano de ações com foco em fiscalização no trânsito

COMPARTILHE
88

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) vai lançar um pacote de medidas para intensificar a fiscalização do trânsito nas estradas de todo o Espírito Santo. As ações, que irão começar nesta semana, vão englobar formação de agentes de fiscalização, entrega de viaturas, integração entre instituições e polícias, dentre outras.

Escola Família Agrícola de Cachoeiro abre matrículas para 2020

Estão abertas as inscrições para matrículas novas na Escola Família Agrícola de Cachoeiro de...

Rock n’ roll e estreia nas telonas são destaque da agenda cultural do Sul do ES

O final de semana será de MotoFest em Itapemirim. Serão três dias de programação...

Vídeo: parapentista é resgatado de helicóptero após ficar preso em rampa de Ubá em Castelo

Um praticante de parapente precisou ser resgatado de helicóptero na rampa de Ubá, em...

Segundo o diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, com o novo pacote de ações de fiscalização será possível atuar, diretamente, na redução de acidentes e mortes. “Percebemos que a educação no trânsito precisa ser acompanhada de uma ação fiscalizatória. Os números não baixaram o suficiente, então, por conta disso, nós vamos lançar um pacote de medidas para fortalecimento das ações de fiscalização de trânsito com vistas à proteção da vida das pessoas”, adiantou Givaldo.

Vieira pontuou algumas medidas que compõem o pacote de ações, como criação da Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran, que será composta por servidores com experiência na área; entrega de sete viaturas preparadas para a fiscalização no trânsito; e curso de formação de agentes de trânsito do Detran com 50 vagas.

Continua depois da publicidade

“Após a conclusão do curso, teremos 50 servidores do Detran habilitados a atuar plenamente na fiscalização, inclusive emitindo autos de infração quando necessário. Hoje, o Detran não tem nenhum agente de fiscalização habilitado”, acrescentou o diretor-geral do Detran.

Também será instituído um comitê de ações integrando polícias Civil, Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras instituições. “É um conjunto enorme de órgãos e instituições que vão passar a atuar de forma integrada nas ações de fiscalização”, frisou Givaldo.

Todas as ações serão planejadas dentro de um cronograma, com foco, primeiramente, na fiscalização de motociclistas e, em um segundo foco, no fortalecimento da Lei Seca. Posteriormente, haverá a implantação do Talonário Eletrônico de multas. Ainda está prevista, a entrega de cerca de 1.500 smartphones para policias militares e agentes de trânsito do Detran fiscalizarem as rodovias com o auxílio de tecnologia.

Região Sul

Givaldo Vieira ressaltou que no primeiro momento as ações irão se concentrar na Grande Vitória, sendo expandidas, gradativamente, para todas as regiões do Estado incluindo Cachoeiro de Itapemirim, que só nesse início do ano registrou 23 acidente com vítimas fatais, aparecendo em segundo lugar no ranking de violência no trânsito, ficando atrás apenas do município da Serra.

“O plano de ação vai começar este mês na Grande Vitória e segue com programações no interior do Estado, sempre focando nesses indicadores em que os números são elevados. Naturalmente, Cachoeiro, que é a quinta maior cidade do Estado, e tem esses números também preocupantes, será, em breve, foco de ações dessa natureza”, finalizou Givaldo Vieira.

Publicidade