Segurança

Guarda Municipal reforça segurança nos horários de entrada e saída de escolas em Cachoeiro

COMPARTILHE
150

A Guarda Civil Municipal de Cachoeiro está mais presente no entorno de escolas municipais, nos horários de entrada e saída dos alunos. A medida faz parte da Ronda de Prevenção Escolar (Rope), que passou a contar com o apoio das viaturas do serviço operacional Ronda Municipal Ostensiva (Romu) nesses momentos de maior movimentação nas unidades de ensino.

Ação da PM com Cão Messi apreende mais drogas em bairro de Cachoeiro

Policiais militares da Força Tática e da Equipe K9 do 9° Batalhão da Polícia...

Homem que traficava drogas pelos Correios de Venda Nova é preso em Domingos Martins

Um homem foi preso pela Polícia Federal no Espírito Santo, na manhã de hoje...

Corpo de homem é encontrado no rio Itapemirim em Marataízes 

O Corpo de Bombeiros localizou na manhã desta segunda-feira (23), o corpo de Mário...

De acordo com o gerente de Prevenção Escolar da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), Rosinaldo Corrêa, o objetivo é aumentar a sensação de segurança para a comunidade escolar.

“É um reforço da ação preventiva já desempenhada pela equipe da Rope. Viaturas que fazem as rondas pelos bairros estão dedicando maior atenção à entrada e saída das escolas, o que é importante para inibir práticas ilícitas por pessoas que não têm relação com as unidades e até brigas envolvendo estudantes”, explica.

Continua depois da publicidade

A Rope promove visitas tranquilizadoras às escolas e atua, também, no repasse de orientações a professores, alunos, pais e funcionários sobre segurança, por meio de palestras e dinâmicas, quando solicitado.

Em maio, o projeto realizou 45 atendimentos a unidades. “Anísio Ramos”, “Anacleto Ramos”, “Pedro Estellita Herkenhoff, “Oscar Montenegro”, “Oswaldo Machado”, “Luiz Pinheiro”, “Luiz Semprini” e “Jenny Guárdia” estão entre as escolas visitadas recentemente, por terem grande número de alunos matriculados.

“Buscamos sempre o contato com os gestores escolares para identificarmos as demandas e organizarmos o nosso cronograma de atendimento”, disse Corrêa.

“Nós estamos gostando muito, principalmente, porque foi uma atitude autônoma da própria Guarda Civil Municipal, que identificou a nossa necessidade e veio supri-la. Com a presença deles aqui, a segurança e a ordem foram reforçadas. Foi uma soma para nós. Achamos muito relevante. Eles são muito prestativos”, avalia o gestor da escola municipal Oscar Montenegro, Edvan da Silva Valeriano.

“O trabalho preventivo junto às escolas é permanente. Todo início de ano, na volta às aulas, fazemos uma campanha com dicas de segurança, para conscientização de pais, alunos e funcionários. E essa atenção se estende por todo o período letivo, por meio da Rope, que, agora, tem a sua capacidade de atuação ampliada”, ressalta o secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, destaca que o trabalho da Rope tem grande relevância para a rede municipal de ensino. “É uma ação muito significativa, voltada ao bem-estar e à segurança de alunos, pais e funcionários, principalmente nas zonas de maior risco social. A parceria com a Semset tem grande valor para os nossos espaços escolares”, salienta.

Área de anexos
Publicidade