Aqui nas Cidades

Fim dos alagamentos no Nova Brasília

COMPARTILHE
237
Advertisement
Advertisement

Uma importante obra para Cachoeiro de Itapemirim foi realizada no bairro Nova Brasília. A reconstrução da galeria de captação de águas pluviais na rua Maranhão levou aproximadamente 45 dias para ser concluída e promete por fim aos alagamentos no bairro, problema antigo, com mais de 10 anos. A via estava toda deteriorada, com vários pontos quebrados, que colocavam os imóveis da proximidade em risco.

Continua depois da publicidade

Um dos maiores alagamentos registrado pelo AQUINOTICIAS.COM no bairro foi em março de 2017. As fortes chuvas, naquela época, inundaram a avenida Etelvina Vivácqua e a rua Maranhão, invadindo casas causando prejuízos aos moradores que chegaram a protestar pedindo um basta para um problema que atravessou por várias gestões.

Segundo a Secretaria de Obras, José Santiago de Lima, a obra vai melhorar o escoamento de água por todo o bairro Nova Brasília. Outra obra que está em projeto no bairro é a macrodrenagem na Linha Vermelha.

“Essa obra é muito importante para o bairro, que esperava por essa melhoria há mais de dez anos. A água terá melhor vazão, não ficando mais acumulada, o que vai eliminar mau cheiro, mosquitos e outros problemas”, destaca Eduardo Lougon Moreira, proprietário de um estabelecimento comercial na rua Maranhão.

Continua depois da publicidade

Ocupação do espaço público

A ocupação do espaço público pela comunidade é a melhor alternativa para manter a criminalidade afastada. Com essa filosofia a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) transferiu as instalações da academia popular no bairro Otton Marins, na conhecida pracinha do Rotary, para frente do Ginásio Municipal “Nello Vola Borelli”, no Nova Brasília.

A revitalização da pracinha do Rotary acabou se tornando um controle social preventivo, com a ocupação do espaço público, sendo uma forma importante de evitar os delitos. Foi feita a jardinagem, pintura, colocação de brita e novos brinquedos para o playground local, substituindo os antigos, que já se encontravam enferrujados, pelos novos, com material diferenciado. E a mudança agradou as mães da região que levam seus filhos para brincar.

Advertisement
Continua depois da publicidade

A moradora do bairro Zumbi, Maria Gabriela Del Fiume traz diariamente seu filho, de 2 anos, para brincar no local. Ela comemora as instalações dos novos brinquedos e pede, que se possível, seja colocado um bebedouro e uma lixeira, que segundo ela, é só o que falta para a “nova” pracinha do Rotary ficar completa.

“Está tudo muito bom, os brinquedos antigos estavam sucateados, a maioria enferrujada. Esses novos brinquedos tem mais a “cara” das crianças e estão em ótimo estado. Acho que seria legal que uma pessoa ficasse aqui para tomar conta das crianças, para evitar que os brinquedos sejam usados de forma errada, preservando assim o playground. Faltam também uma lixeira e um bebedouro para os pais e crianças”, afirma Maria Gabriela.

Outra mãe que está muito satisfeita com a revitalização da pracinha é Magnólia Oliveira Santos. Ela diz que leva seu filho, de 2 anos para brincar no local, ao menos de três vezes por semana, e relata que as instalações trouxeram vida nova ao bairro.

“Eu passei a frequentar a pracinha depois dessa reforma e a troca de brinquedos, antes não tinha condições de trazer meu filho para brincar, era bem perigoso, ele podia se machucar e até mesmo pegar uma infecção devido ao material enferrujado nos brinquedos. Agora está ótimo!”, finaliza Magnólia.

 

 

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.