Aqui nos bairros

Fim dos alagamentos no Nova Brasília

COMPARTILHE
181

Uma importante obra para Cachoeiro de Itapemirim foi realizada no bairro Nova Brasília. A reconstrução da galeria de captação de águas pluviais na rua Maranhão levou aproximadamente 45 dias para ser concluída e promete por fim aos alagamentos no bairro, problema antigo, com mais de 10 anos. A via estava toda deteriorada, com vários pontos quebrados, que colocavam os imóveis da proximidade em risco.

Feira Livre no Nova Brasília para ampliar a renda da agricultura familiar

Há 40 anos funcionando na praça do Ginásio de Esportes “Nelo Borelli”, no bairro...

Guarda Municipal leva projetos para maior segurança da microrregião

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim realiza um trabalho preventivo em...

Investimentos na educação têm sido prioridade nas regiões do Zumbi, Otton Marins e Nova Brasília

Atenta às demandas e importância em oferecer uma educação de qualidade, a Secretaria de...

Um dos maiores alagamentos registrado pelo AQUINOTICIAS.COM no bairro foi em março de 2017. As fortes chuvas, naquela época, inundaram a avenida Etelvina Vivácqua e a rua Maranhão, invadindo casas causando prejuízos aos moradores que chegaram a protestar pedindo um basta para um problema que atravessou por várias gestões.

Segundo a Secretaria de Obras, José Santiago de Lima, a obra vai melhorar o escoamento de água por todo o bairro Nova Brasília. Outra obra que está em projeto no bairro é a macrodrenagem na Linha Vermelha.

Continua depois da publicidade

“Essa obra é muito importante para o bairro, que esperava por essa melhoria há mais de dez anos. A água terá melhor vazão, não ficando mais acumulada, o que vai eliminar mau cheiro, mosquitos e outros problemas”, destaca Eduardo Lougon Moreira, proprietário de um estabelecimento comercial na rua Maranhão.

Ocupação do espaço público

A ocupação do espaço público pela comunidade é a melhor alternativa para manter a criminalidade afastada. Com essa filosofia a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) transferiu as instalações da academia popular no bairro Otton Marins, na conhecida pracinha do Rotary, para frente do Ginásio Municipal “Nello Vola Borelli”, no Nova Brasília.

A revitalização da pracinha do Rotary acabou se tornando um controle social preventivo, com a ocupação do espaço público, sendo uma forma importante de evitar os delitos. Foi feita a jardinagem, pintura, colocação de brita e novos brinquedos para o playground local, substituindo os antigos, que já se encontravam enferrujados, pelos novos, com material diferenciado. E a mudança agradou as mães da região que levam seus filhos para brincar.

A moradora do bairro Zumbi, Maria Gabriela Del Fiume traz diariamente seu filho, de 2 anos, para brincar no local. Ela comemora as instalações dos novos brinquedos e pede, que se possível, seja colocado um bebedouro e uma lixeira, que segundo ela, é só o que falta para a “nova” pracinha do Rotary ficar completa.

“Está tudo muito bom, os brinquedos antigos estavam sucateados, a maioria enferrujada. Esses novos brinquedos tem mais a “cara” das crianças e estão em ótimo estado. Acho que seria legal que uma pessoa ficasse aqui para tomar conta das crianças, para evitar que os brinquedos sejam usados de forma errada, preservando assim o playground. Faltam também uma lixeira e um bebedouro para os pais e crianças”, afirma Maria Gabriela.

Outra mãe que está muito satisfeita com a revitalização da pracinha é Magnólia Oliveira Santos. Ela diz que leva seu filho, de 2 anos para brincar no local, ao menos de três vezes por semana, e relata que as instalações trouxeram vida nova ao bairro.

“Eu passei a frequentar a pracinha depois dessa reforma e a troca de brinquedos, antes não tinha condições de trazer meu filho para brincar, era bem perigoso, ele podia se machucar e até mesmo pegar uma infecção devido ao material enferrujado nos brinquedos. Agora está ótimo!”, finaliza Magnólia.

 

 

Publicidade