Aqui nas Cidades

Equipes da Estratégia Saúde da Família e Saúde em Movimento presente nos bairros

COMPARTILHE
105
Advertisement
Advertisement

Já há alguns anos as principais demandas da população cachoeirense, em conselhos comunitários, estão relacionadas à melhoria da qualidade de vida e saúde básica. Buscando uma maior atenção ao conjunto de ações de saúde da cidade, os bairros Otton Marins, Zumbi e Nova Brasília possuem cobertura do Programa de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Continua depois da publicidade

Cada equipe de ESF deve ser responsável por, no máximo, 4 mil pessoas, sendo a média recomendada de 3 mil pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território.

Por meio da Estratégia é possível reorientar o processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas, além de propiciar uma importante relação custo x efetividade.

Os serviços ofertados são: vacinação, curativos, visitas domiciliares, consulta médica e de enfermagem, preventivo, solicitação de exames laboratoriais quando necessários, aferição de pressão arterial, glicemia, educação em saúde através de palestras e rodas de conversa, prevenção das Dants, acompanhamento no grupo de combate ao tabagismo, orientações e cuidados em saúde do idoso, saúde do adulto, da criança, adolescente, da mulher, consultas de puericultura, dentre outros.

Continua depois da publicidade

Saúde em Movimento

O Projeto “Saúde em Movimento” é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Primária, no âmbito da Atenção Básica com o intuito de fortalecer a prevenção das DANTs- Doenças e Agravos Não Transmissíveis, como, por exemplo, cardiopatias, hipertensão, diabetes e outras cronicidades que podem ser prevenidas pela prática de exercícios físicos periódicos e melhora da qualidade de vida da população.

O projeto possui equipe composta por educadores físicos que desenvolvem essas atividades em algumas Unidades Básicas de Saúde do município. É uma ação nova, que teve início no segundo semestre do ano de 2017. O objetivo é investir na prevenção das doenças.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Estes profissionais desenvolvem atividades em grupo como, por exemplo, grupos de atividades físicas para todos os públicos. Nos bairros Otton Marins e Zumbi estas atividades são oferecidas. Para participar, basta apenas comparecer em uma destas UBS e fazer a solicitação ao enfermeiro responsável pela Estratégia Saúde da Família.

Zumbi vai ganhar a maior unidade de saúde da região Sul

O bairro Zumbi se prepara para receber uma nova Unidade de Saúde de porte 3. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a nova unidade vai proporcionar um melhor atendimento com qualidade e conforto para os moradores.

A unidade de saúde, que já é considerada maior da região Sul, vai ser composta por três equipes de Estratégia Saúde da Família (a mesma composição atual) e os serviços ofertados são os mesmos preconizados pelo Ministério da Saúde. Ela será construída na rua José Eugênio de Souza.

A comunidade local já vê com bons olhos a chegada da nova Unidade de Saúde. Residente há 30 anos no bairro Zumbi, Ariana Zanezi da Silva Araujo, 30 anos, tem visto como um grande avanço para o bairro a notícia da chegada da unidade. Ela afirma que as demandas do bairro não param de crescer, por isso a importância do poder público estar sempre com olhos voltados para a comunidade.

“Ficamos muito felizes com a chegada da Unidade de Saúde. Acredito que foi uma grande conquista e beneficiará a população de forma grandiosa. Nosso bairro é bastante extenso e o mais habitado. As demandas não param de crescer temos muitas ruas a serem feitas e ainda aguardamos as reformas de quadras poliesportivas, becos, iluminações”, detalha Ariana.

Outro morador, que preferiu não se identificar, disse que mora desde que nasceu no bairro, há 42 anos, e acredita que haverá mais agilidade no atendimento com a chegada da nova unidade. “Leva muito tempo para o agendamento de exames e realização de consultas. Espero que com a chegada da Unidade de Saúde esse problema não se repita para a comunidade”, relatou.

Oportunidade para as crianças e adolescentes com os núcleos de esporte

Núcleos vão levar mais qualidade de vida para os moradores da microrregião com aulas gratuitas de ginástica, zumba e dança mix.

Hoje, os núcleos de esportes atendem 3.289 mulheres e homens. A previsão da Semesp é atender moradores da região, em breve, no ginásio do bairro Nova Brasília, com núcleos de esporte educacional: futsal, volei, handebol, jiu jitsu, judô, ginástica rítmica. Na região Zumbi, Otton Marins e Nova Brasília, estão ativas a ginástica para a terceira idade, no Ginásio Municipal, e a academia popular, em frente ao Ginásio.

Ainda para este mês está previsto o lançamento dos Núcleos Educacionais com atividades para crianças que serão realizadas nas quadras.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.