Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeirense Ausente Neuza Maria revela emoção ao receber a honraria

COMPARTILHE
301
Advertisement
Advertisement

A professora e nutricionista Neuza Maria Brunoro Costa, nascida em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, foi escolhida entre oito candidatos para receber o título de Cachoeirense Ausente nº 1 de 2019 – honraria criada pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outras cidades, mantinham forte ligação com a terra natal.

Continua depois da publicidade

Filha de José de Almeida Costa e Irene Brunoro Costa, casada com Eduardo de Sá Mendonça, e mãe de José Paulo Costa Mendonça e Lia Costa Mendonça, a professora, de 58 anos, e mais de 30 de magistério, que traz em seu currículo uma vida dedicada à educação, disse estar extremamente emocionada com a homenagem recebida.

Em um bate-papo descontraído ao AQUINOTICIAS.COM, Neuza contou sobre a satisfação de ter sido escolhida Cachoeirense Ausente, falou sobre o empoderamento feminino, a importância da festa ser comandada, pela primeira vez, por duas mulheres, e fez um levantamento sobre a situação da educação em Cachoeiro relembrando coisas marcantes de quando morava na ‘Capital Secreta’. Confira a entrevista!

AQUINOTICIAS.COM – Qual a sensação de ser recepcionada pelo prefeito, amigos e familiares na chegada em Cachoeiro?

Continua depois da publicidade

Neuza Brunoro – Foi muito emocionante! Indescritível a emoção da chegada com tantas honrarias. É sentir a cidade toda te abraçando e se alegrando com seu retorno. Imagino o filho pródigo retornando para casa e sendo recebido pelo seu pai com sua casa em festa.

Muitos cachoeirenses foram ao Rio de Janeiro para voltar e não voltaram. No tempo em que ficou fora, o que mais sentia falta da cidade?

Além da saudade da família e dos amigos, quando a gente sai, a sua referência fica perdida, como se tivesse perdido as raízes. Sentia saudade da comida, de atravessar a ponte do rio Itapemirim, da paisagem exuberante do Itabira, de tanta coisa…

Advertisement
Continua depois da publicidade

E o que não dava nenhuma saudade?

Ainda hoje não tenho saudade do trânsito. Algumas melhorias foram feitas, mas é intenso e violento em muitos pontos da cidade.

Você tem lembrança de alguma coisa na cidade que era marcante e que hoje não existe mais?

Os cinemas! mesmo com as salas nos shoppings, ir ao cinema no centro da cidade era fantástico, era um programa dos domingos.

Com sua vasta experiência na educação, como tem visto o segmento em Cachoeiro?

Tem crescido muito, principalmente no setor privado. O ensino em Cachoeiro é de ótima qualidade e isso constatamos quando recebemos alunos de Cachoeiro na UFES, em Alegre. A presença do Ifes em Cachoeiro também tem cumprido um papel importante na educação pública de nível médio e técnico voltada para o mercado de trabalho do município. Da mesma forma o SESI e outras iniciativas que contam com o apoio do setor público e privado. Alguns modelos de ensino de tempo integral também têm sido uma ação que certamente vai impactar o ensino fundamental e médio de Cachoeiro.

Nós sabemos que sua família sempre foi muito unida. Acredita que o apoio familiar, além de dedicação e comprometimento, é a sustentação para o sucesso profissional?

Não tenho dúvida alguma! Esse foi o maior propósito dos meus pais, a valorização do estudo e formação em nível superior, como instrumento transformador e de empoderamento social.

Pela primeira vez a festa será comandada por duas mulheres. Acredita que isso incentivará as cachoeirenses a continuar lutando por seu espaço na sociedade?

Esse é mais um motivo da minha alegria, um diferencial dessa festa de 2019. Estar junto com Marilene Depes é um orgulho, por ser uma mulher de destaque em Cachoeiro. Que essa homenagem sirva de incentivo às outras mulheres para ocuparem seu papel na sociedade, nas mais diversas áreas de ação.

Deixe aqui um recado para todas as mulheres de Cachoeiro de Itapemirim que estão em busca de seus ideais!

Lutem por seus ideais! Aproveitem as oportunidades, a educação é um instrumento libertador para cumprir seu papel na sociedade. E sejam felizes!

Currículo

Neuza Maria Brunoro Costa é graduada em Nutrição pela Universidade de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV e doutora em Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana pela Universidade de Reading, no Reino Unido. Fez três pós-doutorados na área de Biodisponibilidade de Minerais: na Universidade Purdue, na Universidade do Colorado e na Universidade de Illinois em Urbana – Champaign, todas nos Estados Unidos. Entre 1992 a 2009, foi professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, é professora titular do Departamento de Farmácia e Nutrição da UFES, no campus de Alegre, e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da universidade. Sua experiência é concentrada no campo de nutrição experimental, com foco em alimentos funcionais, valor nutricional e biodisponibilidade de minerais.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].