Cidades

Alegre recebe Prêmio Nacional por Destaque em Gestão Ambiental

COMPARTILHE
167

Alegre é destaque nacional em modelo de Gestão Ambiental Municipal. O certificado da cidade foi conferido na última quinta-feira (27), em Campinas, São Paulo, durante o 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental, promovido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Vila Velha tem 145 vagas para cursos de qualificação gratuitos em diversas áreas

O Sistema Nacional de Emprego de Vila Velha (Sine-VV), em conjunto com o Serviço...

Produtores e exportadores mundiais de café se reúnem para encontrar solução para crise no setor

CEOs, executivos e líderes globais do setor cafeeiro participam do Fórum da Organização Internacional...

Brasil deseja prorrogação de Acordo da OIC, mas tendência é renovação, diz fonte

A dois anos da necessidade de renovação do Acordo Internacional do Café (AIC), que...

A premiação tem por objetivo valorizar os municípios que promovem ações de sustentabilidade e gestão em meio ambiente. Neste sentido, Alegre se destaca por suas políticas implementadas nos último dois anos, que garantem à cidade novos caminhos para se pensar e trabalhar a questão ambiental com a comunidade.

Continua depois da publicidade

As indicações para o prêmio foram feitas pelos órgãos estaduais de meio ambiente da federação, tendo como base para a indicação os municípios que implementassem algumas diretivas como: a existência de Órgão Municipal de Meio Ambiente, a existência de Conselho Municipal de Meio Ambiente, Cadastro Ambiental Rural, Fundo Municipal de Meio Ambiente, Plano Municipal de Saneamento, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, ações de Arborização Urbana, Licenciamento Ambiental Municipal, ações de Educação Ambiental entre outros.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas, que participou durante toda a semana do Fórum de Gestão Ambiental, a certificação do Prêmio é a “confirmação de que o trabalho desenvolvido é importante para a cidade, a curto, médio e longo prazo. E também confirma que todos os desafios foram superados, tendo em vista que a cidade nunca teve políticas desenvolvidas especificamente para a Gestão Ambiental. Em dois anos avançamos mais do que muitas cidades em todo o Estado, somos referência Estadual e Nacional. Muito nos orgulha registrar este momento na história de nosso município”.

“É um momento de festa para nossa cidade. Pela primeira vez na história de Alegre, somos reconhecidos nacionalmente por um trabalho que foi implementado a tão pouco tempo. Somente uma gestão que tem responsabilidade socioambiental e que pensa no futuro da comunidade poderia chegar tão longe. Este mérito é de todos os servidores envolvidos na implementação da Gestão Ambiental em nossa cidade, que nunca mediram esforços para que chegássemos até aqui”, comemora o prefeito municipal, José Guilherme.

ANAMMA

Alegre, também conseguiu destaque ao eleger um representante para a Diretoria Nacional da ANAMMA. As eleições foram realizadas na tarde da última quinta-feira (27), durante o 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas.

Rodrigo Vargas foi eleito Diretor de Relações Institucionais, e representará o Espírito Santo na mesa diretora. Ficará sob sua responsabilidade a interlocução da ANAMMA com as diversas instituições que ela se relaciona, como o Governo Federal, ONU, SOS MATA ATLÂNTICA e demais entidades ambientais.

“A conquista é graças a um trabalho sério e de credibilidade que vem sendo realizado em nossa cidade, priorizando o melhor para Alegre. O resultado não poderia ser diferente”, finaliza, José Guilherme.

Publicidade