Cachoeiro de Itapemirim

Teatro Rubem Braga é sede para reunião de agentes culturais do Espírito Santo

COMPARTILHE
73
Advertisement
Advertisement

O Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, foi sede na tarde desta sexta-feira (3) para uma reunião de diversos agente da área de cultura. O objetivo do evento é de promover o intercâmbio de gestores e sociedade civil.

Cachoeirenses fazem música em homenagem aos profissionais da saúde

O confinamento dentro de casa tem gerado reclamações em grande escala nas redes sociais,...

Burarama vai promover um carnaval com oficinas e apresentações culturais

O distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, contará com uma programação diferenciada para...

Vendas para show do Ferrugem, em Cachoeiro, começam nesta quarta (12)

Um dos maiores nomes do pagode nacional, se apresenta em Cachoeiro de Itapemirim, no...

Esta é a 2ª edição do Gabinete Itinerante da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que foi realizada anteriormente em Santa Teresa, no fim do mês de abril. Representantes de Santa Teresa, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Muqui, Guaçuí, Marataízes, Alegre, Vargem Alta, além do governo do ES estiveram presentes no evento.

O Secretário de Estado da Cultura Fabricio Noronha a intenção é descentralizar os investimentos na área da cultura, e que o Gabinete Itinerante busca estimular troca de informação para mobilizar os gestores locais na criação de políticas públicas voltadas para a área cultural. “Essas reuniões tendem a dar o conhecimento e buscar o diálogo a respeito das políticas públicas dos municípios do Espírito Santo. Depois dessa conversa, promovemos o intercâmbio entre os municípios, para a troca de experiências e resoluções diversas”, explica.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O secretário ressaltou o papel fundamental do governo do Estado na parceria com os municípios do Espírito Santo. “Este é papel fundamental para a parceria e na integração e valorização da cultura em todo território capixaba, não só no financiamento de projetos, grupos, eventos e reformas, como já vem fazendo, mas também na articulação de ideias e tecnologias sociais que possam incluir políticas culturais nas pautas dessas cidades”, finaliza.

Gabinete Itinerante

O Gabinete Itinerante atende a uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que é criar políticas que intensifiquem a presença da Secretaria no interior. A princípio, o gabinete passa pelas quatro macrorregiões, mas deve chegar a todas as dez microrregiões do Espírito Santo.

Advertisement

No dia 14 de maio será a vez da região central do Estado ser atendida. A ação será em João Neiva. Já no dia 23 de maio, o Gabinete Itinerante chega a Santa Teresa, macrorregião serrana. Na agenda aberta para a sociedade civil estão previstas capacitações e atendimento ao público. Nas cidades, a equipe da Secult também se reunirá com as equipes das prefeituras.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.