Espírito Santo

Ifes afirma que atividades podem ser suspensas caso bloqueio de recursos se confirme

COMPARTILHE
1970
Advertisement
Advertisement

Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) se manifestou oficialmente sobre o bloqueio de recursos às instituições federais anunciado pelo Ministério da Educação esta semana. Em nota publicada no site da instituição, o Ifes afirma que, caso o bloqueio de parte dos recursos destinados para as suas ações no ano de 2019 se concretize, não terá condições de manter o funcionamento a partir de setembro deste ano. O bloqueio representa cerca de 38% do valor total de custeio da instituição.

Continua depois da publicidade

Na nota o Ifes explica que tem feito sua parte no ajuste fiscal desde 2015, quando a instituição absorveu dedução orçamentária de mais de 25% , quando perdeu R$ 20 milhões em sucessivos cortes e ações de redução de gastos movidos pelo Governo Federal. Muitos contratos continuados, como os de vigilância, limpeza e manutenção predial, que representam os maiores gastos, já foram revistos e reduzidos ao longo desse tempo.

“Agora, com o anúncio do contingenciamento de mais de R$ 25 milhões para o orçamento de 2019, e sem margem para ajustes de gastos, caso decisão do Governo seja mantida, a instituição será forçada a rever as suas atividades a partir de setembro deste ano. Isso porque as primeiras consequências do bloqueio orçamentário serão interrupções nos pagamentos de contratos de limpeza, segurança, água, luz, insumos de aulas práticas, manutenção de equipamentos e laboratórios”, diz a nota.

Além de interrupção na realização de visitas técnicas e de pagamentos de assistência estudantil, entre outras ações. Com profissionais menos qualificados a sociedade perde, a economia enfraquece, os trabalhadores se prejudicam e o desenvolvimento do país estaciona e retrocede.

Reversão

Continua depois da publicidade

Os gestores da instituição afirmam que já estão buscando formas de tentar reverter a decisão do MEC, por meio de realização de reuniões na próxima semana com representantes do ministério, e também com representantes da bancada capixaba no Congresso Nacional.

Com 22 campi, o Ifes atende atualmente 35.664 estudantes no Espírito Santo, em cursos de qualificação de trabalhadores, em nível técnico e superior (graduação e pós-graduação), além de formação de professores. O Ifes coleciona resultados expressivos em todas as áreas que atua em 109 anos de história, e mantém a esperança de continuar prestando à sociedade uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].