Cidades

Funcionários de unidades básicas de Cachoeiro participam de grupos de atenção à saúde mental

COMPARTILHE
340
Advertisement
Advertisement

Recentemente, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) deu início às atividades dos Grupos de Atenção à Saúde Mental, nos quais, funcionários das unidades básicas de saúde do município se reúnem com um profissional da área de saúde mental, periodicamente, para conversar sobre a dinâmica de seus trabalhos.

Flecha Branca tem até sexta para apresentar cronograma de pagamento; nova paralisação já foi marcada em Cachoeiro

Após um dia inteiro sem circular, o transporte público voltou às ruas de Cachoeiro...

ES: planos de saúde terão que informar hospitais e total de leitos para Covid-19

Visando garantir o cumprimento de orientações da Agência Nacional de Saúde (ANS) e de...

Veja como fica o tempo nesta terça (26) no Espírito Santo

Na terça-feira (26), a frente fria se afasta lentamente do Espírito Santo. Ainda há...

O objetivo desses grupos é o de permitir, aos servidores, a oportunidade de pensarem no seu próprio agir e como seus comportamentos dentro do grupo interferem na saúde mental de cada indivíduo, particularmente.

“Devido ao contato frequente dos nossos funcionários com pacientes que exigem, muitas vezes, atenção e apoio, para que haja resolutividade no processo de saúde, vimos, então, a necessidade de oferecer, a nossos funcionários, atenção à sua própria saúde mental”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Ela destaca que esse momento permitirá a exteriorização de sentimentos circulantes no grupo. “Sabemos que essa exteriorização pode funcionar de forma terapêutica, tornando os servidores mais conscientes e os ajudando a encontrar soluções para problemas que podem estar acontecendo no dia a dia da equipe de trabalho. Para tanto, é importante a presença do profissional de psicologia que, de acordo com a demanda, pode solicitar um momento de conversa com algum profissional e realizar seu encaminhamento para acompanhamento individual”, acrescenta.

Já foram realizados grupos nas unidades dos bairros Recanto, Nossa Senhora Aparecida, Aeroporto, União, Paraíso, Amaral e São Luiz Gonzaga.

Neste mês de maio, serão atendidas as unidades Aquidaban, Village, Nossa Senhora da Penha e Novo Parque. Nos próximos meses, o grupo chegará às demais unidades. A intenção é retornar às unidades para uma segunda conversa, conforme cronograma em elaboração.

Advertisement

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.