Política Regional

Edmilson Meireles é eleito prefeito de Irupi com 60% dos votos

COMPARTILHE
O prefeito eleito fez seu primeiro discurso, após a divulgação do resultado, para centenas de pessoas. (Fotos: Fagner Massini)
2490

Quase oito mil, dos 10 mil eleitores de Irupi, voltaram às urnas neste domingo (5) para escolher o novo prefeito que vai administrar a cidade até o final de 2020. Com 60,85% dos votos, a coligação MDB/PP, composta por Edmilson Meireles de Oliveira e Paulino Lourenço da Silva, foi eleita (veja mais fotos no final da matéria).

Assim como foi dito na greve da PM, Capitão Assumção volta a dizer que “o prato do policial está vazio”; veja o vídeo

O deputado estadual Capitão Assumção (PSL) ao utilizar, ontem (17), a tribuna na Assembleia...

​Majeski é contra criação de 307 cargos no MPES e redução no controle dos servidores externos da Ales

A aprovação de projetos polêmicos marcou a última semana dos trabalhos na Assembleia Legislativa...

Em reunião com vereadores, Da Vitória garante R$ 470 mil em recursos para Guaçuí

Vereadores de Guaçuí tiveram uma agenda positiva na capital, na segunda-feira, com o deputado...

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), as eleições suplementares, que começaram às 8h e foram encerradas às 17h, ocorreram sem nenhum tipo de intercorrência. As 31 urnas eletrônicas funcionaram normalmente nos sete locais de votação e nenhum eleitor foi detido. A apuração dos votos foi encerrada às 18h53.

A chapa formada por Raphael Junqueira Fonseca e Julio Teodoro de Almeida, candidatos do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, obteve 39,15% dos votos, ou seja, foi escolhida por 2.961 eleitores.

Continua depois da publicidade

O número de abstenção foi alto. Ao todo, 2.648 pessoas não compareceram às urnas, o que representa 25,06% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 4,47% dos votos (354).

A campanha de Edmilson e Paulino, que obtiveram 4.602 votos, ganhou força nos últimos dias com apoio da vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB), de deputados e ex-deputados que foram para a cidade pedir votos para a coligação.

Logos após o resultado da apuração, Edmilson, que em 2016 perdeu as eleições para o então prefeito Carlos Emerick (PSDB) por uma diferença de apenas 149 votos, comentou o resultado das eleições deste domingo.

“Fico feliz com o resultado e sinto que justiça foi feita. Nas eleições de 2016 houve falcatrua e prova disso é que a chapa deles foi cassada. A gente assume esse mandato com o compromisso de dar prioridade ao clamor da população. Vamos conversar com o povo e organizar as contas da Prefeitura. O tempo de mandato é curto, mas vamos trabalhar para fazer o melhor para nossa cidade!”, disse o prefeito eleito Edmilson Meireles.

De acordo com o calendário eleitoral, a posse de Edmilson e Paulino será no próximo dia 31.

 

Cassação de Emerick

O prefeito de Irupi, Carlos Henrique Emerick Storck (PSDB), que já tinha tido o mandato cassado anteriormente, mas recorria, deixou o cargo no dia 9 de março deste anos. Desde então, o vereador Valmir de Almeida Montoni (PV) está no cargo interinamente.

Emerick e o vice-prefeito, Leandro Purcino de Almeida (PSDB), foram condenados à cassação em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral por abuso de poder político à qual o prefeito respondia e foi condenado em 22 de agosto de 2016.

No processo o Ministério Público apontou que prefeito e vice praticaram conduta vedada, por conta de um casamento comunitário, de 50 casais, promovido pela administração municipal “com a utilização de serviços públicos, visando à promoção do candidato à prefeitura, capaz de provocar desequilíbrio e anormalidade nas eleições municipais de 2016”.

A defesa de Emerick recorreu alegando que não houve pedido formal de voto e não houve cunho político no casamento. Os embargos de declaração apresentados ao TRE e o recurso especial com pedido de efeito suspensivo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram negados.

Publicidade