Internacional

Chanceler austríaco convoca eleições antecipadas após escândalo derrubar vice

COMPARTILHE
10

O chanceler austríaco Sebastian Kurz anunciou que convocará eleições antecipadas após seu vice-chanceler renunciar neste sábado, em meio a divulgação de um vídeo em que o político aparentemente oferece contratos governamentais lucrativos para a uma investidora russa em troca de apoio ao seu partido nas eleições parlamentares de 2017.

Promotoria da Itália ordena apreensão de Open Arms e desembarque de migrantes

A Promotoria de Agrigento, na ilha da Sicília, na Itália, ordenou nesta terça-feira, 20,...

Empresário interessado em Itaipu foi condenado em ação de R$ 713 milhões

Presidente da empresa brasileira investigada pelo Congresso do Paraguai por buscar supostas vantagens na...

Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte renuncia ao cargo

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou nesta terça-feira, 20, que entregará sua...

Kurz disse que irá pedir ao presidente Alexander Van der Bellen que seja estabelecida uma data para novas eleições “o mais breve possível”.

O vice-chanceler Heinz-Christian Strache renunciou após duas publicações alemãs, o diário Sueddeutsche Zeitung e o semanário Der Spiegel, divulgarem trechos de um vídeo, gravado em julho de 2017, em que ele supostamente propõe o negócio.

Continua depois da publicidade

Strache é líder do Partido da Liberdade (de extrema direita e contra imigrantes), o menor parceiro da coalizão formada pelo Partido Popular Austríaco, de Kurz. Durante coletiva de imprensa, Kurz disse estar frustrado com o comportamento de seus parceiros de coalizão de extrema direita.

A renúncia de Strache representa uma derrota para as forças populistas e nacionalistas que são a favor do endurecimento da políticas de imigração na Europa. O escândalo estourou a poucos dias das eleições em 28 países da União Europeia (UE) para o Parlamento Europeu, marcadas entre 23 e 26 de maio. Fonte: Associated Press.

Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Publicidade