Internacional

Reino Unido se prepara para apresentar acordo do Brexit na semana de 3 de junho

COMPARTILHE
11

O governo britânico se prepara pra apresentar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, na semana do dia 3 de junho, conforme informou há pouco um porta-voz de Downing Street, o endereço oficial da primeira-ministra, Theresa May. A decisão foi tomada depois de um encontro realizado entre a premiê e o líder do principal partido da oposição (Trabalhista), Jeremy Corbyn.

Guarda Revolucionária do Irã diz estar pronta para 'qualquer cenário'

A Guarda Revolucionária do Irã está pronta para combate e também para "qualquer cenário",...

Guaidó anuncia 'Conselho de Estado plural' para convocar eleições na Venezuela

O líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela, Juan Guaidó, anunciou...

Manifestantes de Hong Kong queimam bandeiras da China; polícia reage

Em outro final de semana de protestos em Hong Kong, manifestantes queimaram uma bandeira...

“Esta noite na Europa, a primeira-ministra encontrou o líder da oposição na Câmara dos Comuns para deixar clara a nossa determinação em concluir as negociações e entregar o resultado do plebiscito de deixar a UE”, declarou o porta-voz. Segundo ele, a ideia de “antecipar” o projeto de acordo para a primeira semana do mês que vem é imperativa para que o Reino Unido deixe o bloco comum antes do recesso parlamentar de verão.

Inicialmente, o Brexit estava marcado para 29 de março, mas após ser rejeitada três vezes a proposta do Executivo pelo Legislativo, o governo local se viu obrigado a estender a data do divórcio. Isso ocorreu duas vezes. Primeiro, foi prorrogada para 12 de abril e, depois, para 30 de outubro. Theresa May queria, no entanto, que a separação se desse antes das eleições do Parlamento Europeu, que começam no próximo dia 23, quinta-feira da semana que vem.

Continua depois da publicidade

As conversas desta noite entre a premiê e o líder da oposição foram “úteis e construtivas”, nas palavras do porta-voz. Em nenhum momento do comunicado, no entanto, o nome de Corbyn é mencionado. A estratégia de Theresa May de fazer uma proposta em acordo com os Trabalhistas se deu para que o projeto tenha mais chance de passar pelo Parlamento britânico.

“As conversações de amanhã continuarão em um nível oficial, à medida que buscamos a maioria estável no Parlamento que garantirá a aprovação segura do Projeto de Acordo de Retirada e a rápida saída do Reino Unido da UE”, trouxe a nota do porta-voz. Não foi informado em que momento haverá uma nova reunião. Há previsão de que a primeira-ministra viaje para Paris nesta quarta-feira para participar de uma cúpula internacional contra o terrorismo na internet.

Célia Froufe
Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Publicidade