Educação

Jornalismo versus Fake News

COMPARTILHE
233
Advertisement
Advertisement

Neste domingo, 07 de abril, o Dia do Jornalista homenageia o profissional que leva a informação a todos os tipos de público. A cobertura dos acontecimentos em diversas esferas – local, regional, nacional e internacional – é realizada com base na apuração e na busca de dados diretamente na fonte oficial. Em tempos de viralização de todos os tipos de conteúdo, o objetivo é ir além do profissionalismo e evitar a proliferação das famosas Fake News.

Mais de 20 mil estudantes voltam às aulas em Cachoeiro de Itapemirim nesta segunda (10)

Após adiamento por conta da enchente do último dia 25, os estudantes da rede...

Volta às aulas: cuidado com a lista abusiva de material escolar

O início do ano letivo estava marcado para esta semana, porém devido às fortes...

Curso de Gastronomia EAD é um dos mais buscados no começo de 2020

O país tem cerca de dois milhões de matrículas no ensino a distância (EAD),...

“Mais do que nunca, é hora de o veículo de comunicação mostrar que tem credibilidade, procurar as fontes corretas. Com tanta informação, é necessário ter mais responsabilidade e critério”, destaca Ana Gláucia Chuina, editora do Portal aquinoticias.com, de Goiás. Atuando há 15 anos no mercado da comunicação, o profissional entende que é também papel do jornalista “conscientizar os leitores para que não acreditem em tudo que encontram na internet”.

Os grandes desafios atualmente são frear o impacto das redes sociais – em especial o Whatsapp, o Facebook e o Twitter – na difusão das notícias falsas. “É um trabalho de formiguinha. Nunca devemos comprar a primeira versão do fato e cair em informações que circulam nas redes socais. Além disso, é necessário ir atrás de fontes confiáveis”, destaca Francielly Aparecida Camargo Azevedo, chefe de redação do Paraná Portal.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Apesar das trajetórias e locais de atuação diferentes, os dois jornalistas destacam que chamar a atenção dos leitores é fundamental para a divulgação da versão correta dos dados e fatos. “A gente faz esse papel de levar para o leitor a verdadeira notícia e acaba desmistificando a informação que não é verdadeira”, sinaliza Azevedo.

Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista foi instituído 1931 em homenagem a João Batista Líbero Badaró – que, além de ser profissional de imprensa, era médico e foi assassinado por inimigos políticos em novembro de 1830, em São Paulo. Responsável pela criação da data, a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada no mesmo dia, mas em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos

Advertisement

Advertisement