Espírito Santo

ES alcança maior cobertura do país em primeira semana de vacinação contra gripe

COMPARTILHE
Divulgação
85

Após uma semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, um total de 89.058 doses foram aplicadas em todo Espírito Santo. Isso representa 10,57% do público-alvo do Estado.

Governador Casagrande fala sobre a situação das chuvas no ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, falou por meio de vídeo, sobre caos causado...

Alerta Vermelho! Chuva intensa coloca ES em estado de atenção

A chuva intensa que cai desde a madrugada deste sábado (18), colocou o Espírito...

Justiça suspende reajuste do pedágio da BR-101 no Espírito Santo

A Justiça Federal acatou o parecer do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES)...

Com a cobertura, o ES alcança a maior cobertura vacinal até o momento entre os Estados que iniciaram a campanha no dia 10 de abril. Os dados são parciais e foram registrados pelos municípios no sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI), até a noite desta terça-feira (17).

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, esse percentual está dentro do esperado para a primeira semana da campanha.

Continua depois da publicidade

“A coordenação trabalha para alcançar uma meta semanal mínima de 10%. E no Dia D, que irá acontecer no dia 4 de maio, pretendemos alcançar 20%. Como são sete semanas no total, seria 70% da meta mínima, mais os 20% no Dia D. Se conseguirmos isso teremos, até o dia 31 de maio, a meta mínima de 90% alcançada”, disse. 

Povos indígenas

Na manhã desta quarta-feira aconteceu a abertura da vacinação para os povos indígenas. O evento aconteceu em uma aldeia em Aracruz. 

Público-alvo

No Espírito Santo, 1.036.563 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (932.907) do total, conforme estabelece o Ministério da Saúde. Para atender a essa necessidade, o Estado irá receber um total de 1.130.100 doses da vacina do governo federal.

Fazem parte do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

Cobertura da campanha

  • Crianças: 9,24%
  • Trabalhadores da saúde: 9,23%
  • Gestantes: 13,16%
  • Puérperas: 15,28%
  • Indígenas: 0 (o início da vacinação é nesta quarta-feira)
  • Idosos: 13,42%
Publicidade