Cidades

Cachoeiro recebe fórum de debate sobre o acesso ao tratamento de câncer

COMPARTILHE
Divulgação Heci
115

Será realizado em Cachoeiro de Itapemirim, nesta terça-feira (17), o “Fórum de debate sobre o acesso ao tratamento de câncer”. O evento tem o apoio da prefeitura e está previsto para começar às 8h, no auditório do Bristol Hotel.

Festa de Cachoeiro: shows no Parque de Exposições terão entrada solidária

Mais uma vez, curtir os shows gratuitos da Festa de Cachoeiro no Parque de...

Cachoeiro: trecho da Santos Neves em ampliação ganha drenagem

Avança, em Cachoeiro de Itapemirim, a série de melhorias na avenida Jones dos Santos...

Tribunal de Contas realiza capacitação para políticos e servidores de 16 cidades do Sul do ES

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) inicia no dia 24 de junho, no...

O primeiro painel do fórum vai abordar a temática “O papel das leis e sua influência no cenário do câncer no Brasil”. Os palestrantes serão o coordenador da Defensoria Pública de Cachoeiro, Bruno Danoratto, e o cirurgião oncológico Luiz Augusto Fernandes, referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa).

No segundo painel, Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, uma importante organização de combate ao câncer, vai comandar a palestra “A importância do fortalecimento das associações de pacientes no combate ao câncer”.

Continua depois da publicidade

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (Gapcci) – Casa de Apoio são os organizadores do evento.

Voluntária da Gapcci e referência na área de oncologia, a médica Sabina Aleixo ratifica a importância do fórum como iniciativa para reunir esforços em prol da redução do tempo de espera de pacientes para início do tratamento de câncer pelo SUS na região sul capixaba.

“Vamos debater, principalmente, medidas para agilizar o processo – desde o exame preliminar, na unidade de saúde, e confirmação do diagnóstico –, observando o cumprimento da Lei dos 60 dias, que preconiza que, após o diagnóstico, o paciente tem que começar o tratamento dentro desse prazo”, esclarece.

A secretária municipal de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, avalia que o evento dará contribuição relevante para o aprimoramento da assistência oferecida na rede pública, por todas as partes envolvidas, bem como ajudará a fortalecer a divulgação sobre o acesso aos serviços disponíveis.

Para participar do “Fórum de debate sobre o acesso ao tratamento de câncer”, que é aberto ao público, é preciso fazer a inscrição, gratuitamente, acessando o endereço eletrônico: www.casadeapoiocancer.ogr.br. O Bristol Hotel, local do evento, fica localizado na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Gilberto Machado.

Esta será a terceira atividade do fórum neste ano. As primeiras foram realizadas em março, nas cidades de Guaçuí e Castelo.

Publicidade