Economia

Desemprego na Região Metropolitana de SP sobe a 16,1% em março, diz pesquisa

COMPARTILHE
5

Avançou em março a taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo, revelaram nesta terça-feira, 23, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese). A taxa passou de 15,5% em fevereiro para 16,1% no mês passado, atingindo um contingente estimado de 1,772 milhão de pessoas, 61 mil acima do mês anterior.

Bolsas da Europa fecham em queda com techs no contexto de tensões EUA-China

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta segunda-feira, 20, com o setor de...

Etanol permanece vantajoso ante gasolina em quatro Estados brasileiros, diz ANP

Os preços médios do etanol seguem vantajosos ante os da gasolina em apenas quatro...

Etanol permanece vantajoso ante gasolina em quatro Estados brasileiros, diz ANP

Os preços médios do etanol seguem vantajosos ante os da gasolina em apenas quatro...

“Este resultado decorreu da redução do nível de ocupação, com eliminação de 91 mil postos de trabalho (-1,0%), movimento atenuado pela saída de 30 mil pessoas (-0,3%) da População Economicamente Ativa”, explicam as entidades em nota.

Na composição do dado, o desemprego aberto – pessoas que procuraram trabalho nos últimos 30 dias e não exerceram nenhum trabalho nos últimos sete dias anteriores à entrevista – foi atribuído a 13,5% em março, de 12,8% em fevereiro, enquanto o desemprego oculto – pessoas cuja situação de desemprego está oculta pelo trabalho precário (bico) ou pelo desalento – passou de 2,7% para 2,6%.

Continua depois da publicidade

O total de ocupados é estimado em 9,234 milhões de pessoas. Por setores, houve incremento de 51 mil vagas na indústria (3,7%), mas fechamento de vagas na Construção (15 mil ou 2,8%), Comércio (17 mil ou 1,0%) e Serviços (92 mil ou 1,6%).

Já em relação à renda, o rendimento médio real dos ocupados cresceu 0,3%, enquanto a dos assalariados avançou 1,0%, estimados em R$ 2.091 e R$ 2.174, respectivamente.

Caio Rinaldi
Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Publicidade