Cidades

Procon de Cachoeiro faz ação especial no Dia do Consumidor

COMPARTILHE
53

Nesta sexta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Cachoeiro realizará ação especial na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, com distribuição de materiais educativos e atendimentos ao público.

Um ano após enchente, moradores sob área de risco em Rio Novo do Sul convivem com medo e incertezas

Neste domingo (17) completou um ano da maior enchente da história de Rio Novo...

Alunos da rede pública podem se inscrever para mais de 3 mil vagas em cursos de idiomas

Começam, nesta sexta-feira (15), as inscrições do processo seletivo para os cursos de inglês...

Emprego: Sine de Cachoeiro oferta 17 vagas nesta segunda (18)

O Sine de Cachoeiro está com 17 vagas de emprego em aberto nesta segunda-feira...

Das 8h às 13h, quem passar pelo local poderá esclarecer dúvidas sobre compra de produtos, contratação de serviços, Código de Defesa do Consumidor e outras questões ligadas ao consumo.

O principal objetivo do órgão municipal de defesa é aproveitar a data para chamar atenção para a importância da educação para o consumo.

Continua depois da publicidade

“O dia a dia do consumidor está a cada vez melhor, porque estão mais informados e os fornecedores estão mais conscientes da sua função no mercado de consumo. Quem desrespeita o consumidor acaba sofrendo reclamações e ações judiciais, o que pode comprometer o lucro, além de gerar sanções e outros procedimentos”, comenta o coordenador do Procon do município, Rogério Athayde.

Ainda segundo o coordenador, o que faz do Código de Defesa do Consumidor uma das leis mais avançadas do mundo é a atuação da sociedade, quando discute, pressiona e exige seus direitos. “Por isso, mais importante que a lei é o movimento de defesa do consumidor”, afirma.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no país. Foi o que serviu de modelo para a criação dos demais Procons do País.

Como parte das comemorações pela data, o Procon de Cachoeiro também participará do IV Encontro do Ministério Público com os Procons Municipais, em Vitória.

Alerta

O Procon de Cachoeiro alerta que, assim como em outras datas comemorativas, é preciso ficar atento às promoções que surgem em alusão ao Dia do Consumidor. “Sites de compras e lojas aproveitam essas datas para estimular o consumo dos produtos e serviços, mas o consumidor não deve comprar nada por impulso. Recomendamos cautela e pesquisa de preços, sempre, para evitar transtornos”, salienta.

Atendimentos

Em Cachoeiro, o Procon realiza, em média, 600 atendimentos mensais. No ranking de reclamações registradas pelos consumidores figuram, na ordem, assuntos financeiros (bancos e financeiras), serviços essenciais (água, luz, telefone), produtos (geladeira, fogão, telefone, tv), saúde e habilitação.

Publicidade