Agronegócio Regional

ExpoSul Rural 2019 colocará turismo de experiência em destaque

COMPARTILHE
Divulgação PMCI
80

O turismo de experiência propõe a interação direta dos visitantes com os espaços visitados, consolidando-se como um novo nicho de mercado na área. Essa nova forma de lidar com os turistas estará presente na ExpoSul Rural 2019, que acontecerá de 10 a 14 de abril, no Parque de Exposições de Cachoeiro.

Produtores rurais de Cachoeiro participam de formação sobre agroindústria

Um curso sobre Agroindústria Profissional direcionado a produtores rurais de Cachoeiro foi iniciado nesta...

Produtores de Alegre vão participar do III Concurso de Qualidade do Cacau Capixaba

Produtores de Alegre confirmaram presença no III Concurso de Qualidade do Cacau Capixaba. As...

Prefeitura de Ibatiba em parceria com o Senar realiza curso Mulheres em Campo

Mulheres estão ocupando cada vez mais espaço nos diversos setores da sociedade e isso...

Durante o evento, a agroindústria de laticínios Sabor nas Montanhas, de Venda Nova do Imigrante, manterá uma minifábrica que dará a oportunidade de visitantes participarem da fabricação de queijos e iogurtes – com apoio financeiro do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Espírito Santo (Sindilates).

Um dos proprietários, Dilton Ruas Alves, explica que o estabelecimento iniciou, há um ano e meio, o projeto Venha Fazer o seu Queijo, que permite que grupos de turistas fabriquem seus queijos junto à equipe da agroindústria, em um ambiente descontraído.

Continua depois da publicidade

“A ideia surgiu de uma necessidade de agregar valor aos nossos produtos. Os clientes trazem bebidas e degustam os produtos, ao mesmo tempo que aprendem a produzi-los. Com isso, nós criamos um ambiente de cultura, lazer e diversão. Nós mesmos nos divertimos muito durante as atividades”, afirma Dilton, cujo empreendimento funciona há 37 anos.

A agroindústria de biscoitos Luzia e Nair, também de Venda Nova, é outro estabelecimento que decidiu apostar no turismo de experiência nos últimos anos. Na ExpoSul Rural, o empreendimento, há 30 anos em atividade, usurá o seu estande para divulgar o novo serviço que passou a oferecer.

“Antes, nas visitas à agroindústria, os turistas basicamente conheciam a nossa história. Agora, têm a oportunidade de se inserir no processo de fabricação dos biscoitos, aprendem novas técnicas, conhecem os ingredientes. Nós também criamos pequenas competições entre as famílias para tornar tudo mais agradável e divertido”, destaca Rodolpho Sá, consultor da Luzia e Nair.

“Além de fortalecer as marcas das agroindústrias, o turismo de experiência contribui para o enriquecimento cultural e a preservação de tradições no ambiente rural, aliando entretenimento e conhecimento”, comenta o secretário municipal de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão.

“A presença desse novo nicho de mercado na ExpoSul Rural fortalece ainda mais o evento. Tanto os visitantes, quanto os próprios expositores terão a oportunidade de conhecer algo novo e trocar experiências”, completa o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

Programação

A ExpoSul Rural é uma realização da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, em parceria com o Sindicato Rural do município, sendo considerado o maior evento do setor agro do Espírito Santo. A programação contará com Feira de Negócios, Exposição Agropecuária, Programação Técnica (cursos gratuitos), Área Demonstrativa de Técnicas e Produtos Agrícolas, Espaço Novas Tecnologias, entre outros atrativos. Serão 350 expositores, e é esperada a visita dezenas de milhares de pessoas da região.

Para mais detalhes sobre a programação, acesse www.exposulrural.com.br.

Publicidade