Cidades

Coleta seletiva é suspensa em Cachoeiro devido a incêndio em Associação de Recicláveis

COMPARTILHE
Divulgação PMCI
285
Advertisement
Advertisement

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informa que o serviço de coleta seletiva em Cachoeiro de Itapemirim – realizado por meio do projeto Vem Reciclar, através dos pontos de entrega voluntária (PEVs), dentre outras frentes – terá de ficar temporariamente suspenso.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O motivo é o incêndio que danificou o galpão da sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim), no bairro Coronel Borges, na teça-feira (26). No local, são recebidos e tratados para reciclagem os materiais reaproveitáveis recolhidos no município.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano, o espaço passou por três perícias – do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Defesa Civil Municipal – e foi desinterditado para o trabalho de limpeza, que começou na manhã desta quinta (28) e é feito pela Semma, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

“Porém, ainda não podemos definir um prazo para o retorno das atividades na sede da Ascomirim, pois não se trata, apenas, de limpar o local. Precisamos avaliar a extensão dos danos materiais provocados pelo incidente”, pondera a secretária.

Continua depois da publicidade

A Semma orienta que, durante a suspensão, os moradores tentem guardar o material reciclável em casa. “Apenas em último caso, não havendo possibilidade de armazenamento, esses resíduos podem ser destinados para coleta de lixo comum. Pedimos a compreensão de todos”, recomenda Andressa.

Associados recebem suporte da prefeitura

A Ascomirim conta com todo o suporte necessário por parte da prefeitura. Por meio de parcerias entre diversas secretarias municipais, como as de Meio Ambiente, Educação (Seme) e Desenvolvimento Social (Semdes), os associados recebem cursos de capacitação profissional e cuidados de higiene e segurança no trabalho, bem como assistência social.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Na parte da logística de transporte de materiais recicláveis, dois caminhões são destinados às atividades. Um deles está sob a responsabilidade da Semma. O outro é empregado pela empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos no município.

Advertisement