Cidades

Castelo recebe segunda edição do Fórum de Debate sobre o acesso ao tratamento de Câncer

COMPARTILHE
93

Castelo sedia nesta quarta-feira (27) a segunda edição do Fórum de Debate sobre o Acesso ao Tratamento ao Câncer. O evento acontece no Teatro Municipal de Castelo, a partir das 8h.

Veja como fica o tempo nesta terça (23) no Sul do ES

Terça-feira (23) de sol entre nuvens no Estado com chuva esparsa, em alguns momentos...

Cachoeiro inaugura nova pista de bicicross no bairro Village da Luz

Neste domingo (21), os esportes sobre duas rodas movimentaram Cachoeiro de Itapemirim. No bairro...

Centro Administrativo da Prefeitura de Cachoeiro permanece fechado nesta terça (23)

O Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães, da Prefeitura de Cachoeiro, não funcionará novamente nesta...

Promovido pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI), o encontro propõe discutir, orientar e trabalhar soluções para que as leis sejam aplicadas e os pacientes cheguem mais precocemente ao diagnóstico e, por consequência, ao tratamento, aumentando as chances de cura. “Temos nos empenhado em estar junto aos pacientes e seus familiares no sentido de trabalhar soluções para que eles tenham acesso ao diagnóstico mais rápido, mas infelizmente existe um retardo no encaminhamento desses pacientes até o serviço de tratamento”, comenta a médica oncologista Sabina Aleixo.

O Fórum, foi dividido em três edições. A primeira aconteceu em Guaçuí, no dia 13 de marco. A segunda, será amanhã, em Castelo e o terceiro, em Cachoeiro, no dia 17de abril, no auditório do Hotel Bristol.

Continua depois da publicidade

“A proposta é fazer um evento baseado na experiência que tivemos no ano passado e fazer fora do polo então escolhemos Castelo e Caparaó porque tem um grande número de pessoas que vêm para fazer tratamento no Hospital e ficam hospedados na Casa de Apoio”, disse Sabina, explicando que em 2018, o HECI e o GAPCCI promoveram a I Jornada de Acesso ao Tratamento de Câncer, um debate sobre as leis e todas as nuances em torno do que pode ou não ser feito para se ter um diagnóstico mais cedo e um tratamento de qualidade e com grandes chances de cura.

Assim como foi em Guaçuí, na edição de Castelo serão duas mesas para debater o Registro Compulsório do Câncer como ferramenta de dados e quais as perspectivas com a nova Lei e a Influência da Legislação para o Acesso ao Tratamento Ágil e Adequado – Lei dos 60 dias 3 PL dos 30 dias. E em Cachoeiro, o 1º Painel tratará sobre o Papel das Leis e sua Influência no Cenário do Câncer no Brasil. Nesta data o evento contará com a presença da presidente da ONG Lado a Lado, Marlene Oliveira, que falará sobre A Importância das Associações de Pacientes no Combate ao Câncer.

As inscrições gratuitamente podem ser feitas pelo site http://casadeapoiocancer.org.br/

Publicidade