Cidades

Castelo recebe segunda edição do Fórum de Debate sobre o acesso ao tratamento de Câncer

COMPARTILHE
105

Castelo sedia nesta quarta-feira (27) a segunda edição do Fórum de Debate sobre o Acesso ao Tratamento ao Câncer. O evento acontece no Teatro Municipal de Castelo, a partir das 8h.

Cachoeiro: Praça de Fátima e Ponte de Ferro ganharão decoração natalina

A Praça de Fátima e a Ponte de Ferro, no centro de Cachoeiro, foram...

Vendaval e chuva forte derrubam árvores, destelham casas e provocam caos em Alegre; veja vídeo e fotos

O município de Alegre está contabilizando os prejuízos causados por um forte temporal que...

Tempo muda e pode provocar temporal e chuva de raios no ES; veja cidades sob alerta

O calor das últimas semanas deve provocar temporais em grande parte do Espírito Santo...

Promovido pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI), o encontro propõe discutir, orientar e trabalhar soluções para que as leis sejam aplicadas e os pacientes cheguem mais precocemente ao diagnóstico e, por consequência, ao tratamento, aumentando as chances de cura. “Temos nos empenhado em estar junto aos pacientes e seus familiares no sentido de trabalhar soluções para que eles tenham acesso ao diagnóstico mais rápido, mas infelizmente existe um retardo no encaminhamento desses pacientes até o serviço de tratamento”, comenta a médica oncologista Sabina Aleixo.

O Fórum, foi dividido em três edições. A primeira aconteceu em Guaçuí, no dia 13 de marco. A segunda, será amanhã, em Castelo e o terceiro, em Cachoeiro, no dia 17de abril, no auditório do Hotel Bristol.

Continua depois da publicidade

“A proposta é fazer um evento baseado na experiência que tivemos no ano passado e fazer fora do polo então escolhemos Castelo e Caparaó porque tem um grande número de pessoas que vêm para fazer tratamento no Hospital e ficam hospedados na Casa de Apoio”, disse Sabina, explicando que em 2018, o HECI e o GAPCCI promoveram a I Jornada de Acesso ao Tratamento de Câncer, um debate sobre as leis e todas as nuances em torno do que pode ou não ser feito para se ter um diagnóstico mais cedo e um tratamento de qualidade e com grandes chances de cura.

Assim como foi em Guaçuí, na edição de Castelo serão duas mesas para debater o Registro Compulsório do Câncer como ferramenta de dados e quais as perspectivas com a nova Lei e a Influência da Legislação para o Acesso ao Tratamento Ágil e Adequado – Lei dos 60 dias 3 PL dos 30 dias. E em Cachoeiro, o 1º Painel tratará sobre o Papel das Leis e sua Influência no Cenário do Câncer no Brasil. Nesta data o evento contará com a presença da presidente da ONG Lado a Lado, Marlene Oliveira, que falará sobre A Importância das Associações de Pacientes no Combate ao Câncer.

As inscrições gratuitamente podem ser feitas pelo site http://casadeapoiocancer.org.br/

Publicidade