Emancipação política

Cachoeiro 152 anos, um celeiro de talentos

COMPARTILHE
Foto: Rogério Ribeiro
748

Conhecida por suas peculiaridades, entre elas a ‘torre de fazer chover’ e seu clima quente, Cachoeiro de Itapemirim também é celeiro de artistas, músicos e escritores. Referência em extração e beneficiamento de rochas, a cidade é uma das maiores exportadoras de mármore e granito do País e, hoje, celebra seus 152 anos de emancipação.

AQUINOTICIAS.COM, 10 anos presente na vida dos cachoeirenses e da população do Sul do ES

Nascido em 2009, da necessidade de um veículo de comunicação que valorizasse as informações...

A nova geração cultural de filhos ilustres da ‘Capital Secreta’

Cachoeiro de Itapemirim sempre foi considerado um berço de artistas em todos os seguimentos...

Bienal Rubem Braga: a pérola literária do Espírito Santo

Entre suas muitas preciosidades, Cachoeiro de Itapemirim – berço da cultura Sul capixaba –...

A ‘Capital Secreta do Mundo’, ‘Atenas Capixaba’ ou ‘Princesa do Sul’, como é carinhosamente chamada por seus moradores, foi emancipada em 25 de março de 1867 e, atualmente, abriga pouco mais de 220 mil habitantes.

A primeira casa foi construída em 1846 no povoado que um dia seria nacionalmente conhecido por seus talentos e suas vocações.

Continua depois da publicidade

Cachoeiro foi a primeira cidade do Estado a ter energia elétrica e a décima do País a gerar eletricidade por usina própria, em 1903, por iniciativa de Bernardo Horta, presidente da Câmara Municipal na época. A estação Ilha da Boa Esperança mais tarde passou a ser conhecida como Ilha da Luz, e utilizava a força hidráulica do rio Itapemirim na produção de eletricidade.

Cercada por seus dez distritos, sendo eles: Burarama, Conduru, Córrego dos Monos, Coutinho, Gironda, Itaoca, Pacotuba, São Vicente, e Vargem Grande do Soturno, o município é terra fértil para o café e criação de gado leiteiro, sendo a principal fornecedora de leite da região Sul para umas das maiores cooperativas de laticínios do País.

Cantada nos versos de ‘Meu Pequeno Cachoeiro’, de Roberto Carlos, a Capital Secreta é o quinto município mais populoso do Espírito Santo e o maior do Sul do Estado.

A cidade é hoje disputada por grandes empreendimentos que veem na Capital Secreta excelentes oportunidades de negócios. Para comemorar seus 152 de emancipação, o AQUINOTICIAS.COM preparou um caderno especial, à altura do que os ilustres moradores de Cachoeiro merecem. Acompanhe o site, e fique por dentro!

Parabéns Cachoeiro pelos 152 anos de emancipação!

 

Publicidade